Cidadeverde.com

Sanatório Geral comemora 14 anos com multidão no centro de Teresina

  • sana14.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana13.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana12.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana11.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana10.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana9.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana8.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana7.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • sana.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Comemorando 14 anos de tradição no Carnaval de Teresina, o bloco Sanatório Geral mais uma vez reuniu centenas de foliões no centro de Teresina na noite deste sábado (10). O bloco é marcado pela presença de artistas, jornalistas e fantasias irreverentes.

O bloco alternativo contou com mini trio elétrico que percorreu um pequeno trecho da avenida Frei Serafim com banda animando o fim do percurso, ao lado da Igreja São Benedito. 

Segundo o idealizador do bloco, Jorginho Medeiros a proposta é trazer alegria para os foliões e reunir os amigos. 

"O público todos os anos comparece, graças a Deus, o Carnaval sempre acontece aqui no Sanatório. É um bloco para celebrar o Carnaval com os amigos, com muita alegria e cada um com sua fantasia", disse Jorginho.

O folião Santiago Sena há 10 anos frequenta o bloco com amigos e parentes. Este ano, mais uma vez, esteve presente e elogiou a organização do evento.

"Acho interessante o bloco e venho há muitos anos, é uma boa oportunidade pra tirar o povo do lugar com alegria e fantasias criativas", disse Santiago.

Percurso

O Bloco Sanatório Geral percorre a Avenida Frei Serafim até a altura do Pão de Açúcar e retorna para a lateral da Igreja de São Benedito. 

A Polícia Militar, Polícia Civil e Strans darão suporte aos motoristas que passarem pelo local, pois algumas ruas do entorno serão interditadas. 

 

Flash Rodrigo Antunes (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Foliões vão às ruas e protestam contra a condenação de Lula

Fotos: Wilson Filho/ Cidadeverde.com

Em meios aos foliões que se concentram no bloco Sanatório Geral, um grupo se vestiu com camisas em apoio ao ex-presidente Lula e traziam a seguinte frase: "eleição sem Lula é Carnaval sem alegria". A roupa também representa uma crítica ao Judiciário Brasileiro. 

Com o nome do bloco "Loucas por Lula" estampado em um standard, um dos integrantes disse que o propósito é fazer uma homenagem ao ex-presidente que, segundo ele, foi condenado injustamente. 

"A ideia é denunciar o Judiciário do Brasil que condenou um homem inocente, sem provas, o homem que mais fez pelo povo brasileiro e que mais fez pelos pobres do Brasil", disse Joceilson Costa. 

Fotos: Wilson Filho/ Cidadeverde.com

A advogada Ana Lúcia Gonçalves acrescenta que trouxe o bloco para rua como uma forma de manter a resistência e não aceitar a condenação de Lula. 

"Essa decisão viola o Estado Democrático de Direito. Estamos aqui para dizer que não aceitamos esse julgamento político que fere a soberania nacional", disse. 

Segundo ela, o julgamento de Lula foi uma 'farsa jurídica e um artifício para torná-lo inelegível". "Defendemos a democracia e direito de Lula ser candidato", reitera a advogada.

Foto:Yala Sena/ Cidadeverde.com

Já o ex-presidente do Conselho Municipal LGBT, André Santos, foi para o bloco fantasiado de Dilma Rousseff. "É uma crítica aos políticos", resumiu.

 

Flash Rodrigo Antunes (especial para o Cidadeverde.com) e Yala Sena
Redação Graciane Sousa
redacao@cidadeverde.com

Prefeito diz que escola de samba não é repartição pública e elogia blocos

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, criticou a postura de pessoas que acreditam que o fracasso das escolas de samba se deve a prefeitura. Segundo o gestor, as agremiações carnavalescas não são repartições públicas e o Carnaval é uma festa "que vem de baixo para cima". 

"Em qualquer canto do Brasil, a escola de samba é movimento de base. Nesse caso, cabe ao poder público ajudar. Escola de samba não é repartição pública, não é projeto público, mas o projeto de uma comunidade e o poder público ajuda quem tem vida própria. A prefeitura nunca deve substituir a vida da sociedade", afirmou o prefeito ao visitar blocos de rua na tarde deste sábado (10). 

Foto: Wilson Filho/ Cidadeverde.com

O prefeito fez uma avaliação positiva do primeiro dia de Carnaval e diz que os blocos de rua são uma grande alternativa para os foliões. "O Carnaval é uma festa que vem de baixo para cima. É isso que está acontecendo em Teresina", reitera. 

Firmino Filho adiantou que a prefeitura estuda uma proposta que inclui a iniciativa privada em uma espécie de Parceria público-privada (PPP) para que juntos possam financiar as escolas de samba no próximo ano . Segundo ele, a ideia é de profissionalizar a organização das agremiações carnavalescas.

"A ideia é tirar dos ombros do poder público uma missão que não é do poder público. Portanto, deixar que as escolas tenham uma melhor gestão, tenham financiamento e possam caminhar com as próprias pernas", disse. 

O prefeito voltou a defender que as escolas de samba tenham meios de financiar o próprio desfile e que o atual modelo seja revisto. 

"A escola passa o ano todo sem ter uma roda de samba. Mas quando chega na véspera do Carnaval quer dinheiro da prefeitura para desfilar. Uma coisa absolutamente inusitada. É importante apoiar as escolas que de fato são escolas e que têm vida, festividade e inserção na sociedade", critica. 

Firmino lembrou ainda que no ano passado teve uma escola de samba em Teresina que recebeu verba pública e não desfilou.

"Ano passado, apoiamos uma escola que sequer teve a coragem de desfilar. Acho que chegou o limite. Devemos falar sério, afinal de contas, não é pouco dinheiro. Temos que tratar dinheiro público com seriedade", finaliza o prefeito. 

Foto: Wilson Filho/ Cidadeverde.com

Rei e rainha do Carnaval de Teresina visitam os blocos de rua deste sábado (10)

 

Flash Yala Sena
Redação Graciane Sousa
redacao@cidadeverde.com

"Guerra" entre EUA e Coreia do Norte é tema de fantasia com carro

  • pinto9.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto6.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto4.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto7.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto8.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Um grupo de amigos criativos trouxe para o bloco Pinto da Morada, neste ano, uma referência a crise entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte. O grupo personalizou um fusca com pintura militar e colocou um míssil em alusão aos momentos de tensão que o mundo devido a crise política entre eles.

O grupo já realiza fantasias para o carnaval de Teresina há 16 anos. E, segundo um dos integrantes da turma, o Jean Carlos de Sousa, em 2018, a proposta foi trazer para os foliões o alerta sobre a possível guerra nuclear entre os dois países. 

"Há 16 anos, eu faço essas fantasias para o carnaval e só com o apoio dos amigos. Neste ano, resolvemos mostrar para todos que o mundo está quase acabando. Por isso que trouxemos este foguete com o nosso fusca para trazer um pouco de alegria para os foliões", disse Jean Carlos.


Rodrigo Antunes (especial para o Cidadeverde.com)
Da Redação Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com

Bloco Pinto da Morada muda percurso e promove ação beneficente

  • pinto2.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto3.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto21.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto20.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto19.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto17.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto15.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto14.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto13.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto12.jpeg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto11.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto10.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto5.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • pinto1.jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com

Atualizada às 17h28

Com a expectativa de público de 3 mil pessoas, o bloco Pinto da Morada saiu na tarde deste sábado (10) com mudanças no percurso. O bloco que antes saía da Praça do Morada do Sul vai sair, neste ano, do cruzamento das avenidas Dom Severino com Presidente Kennedy, na zona Leste de Teresina.

Segundo o presidente do Bloco, Alexandre Sá, o percurso também foi alterado a pedido da Strans. O Bloco vai descer a Avenida Dom Severino e retornará ao ponto de partida, que terá a animação das bandas Batucão e Lenne Alves. 

A expectativa de público é o dobro do ano passado. "A mudança aconteceu por conta da logística, a estrutura que nós não pudemos fazer como no ano passado. Pela situação financeira fomos obrigados a alterar o local. Ano passado foi muito bom, mas neste ano esperamos dobrar o público", disse Alexandre. 

Alexandre acrescentou que dificuldades financeiras fez com que mudasse o local de concentração do bloco. Na concentração, diversos foliões estão presentes com suas fantasias e devem iniciar o desfile até às 18 horas. 

Neste ano, o Bloco está realizando uma ação beneficente: parte da renda adquirida com a venda das camisas será doada para o Abrigo São José, no bairro Morada do Sol. 

Este é o terceiro ano que o Pinto da Morada sai no Carnaval de Teresina. Em meio aos foliões, muitos usam fantasias de pinto em homenagem ao mascote do bloco. 

O representante de vendas, João Lima, juntamente com a sua família, veio fantasiado de pinto, em homenagem ao bloco; além de um grupo de amigo. 

"Este ano eu trouxe mais amigos do que no ano passado. Houve uma mudança no percurso e ficou ainda melhor. Por isso que viemos com a fantasia a caráter para cair na folia", contou. 


João Lima com familiares e amigos curtindo a folia no Pinto da Morada (Foto: Rodrigo Antunes)


Rodrigo Antunes (especial para o Cidadeverde.com)
Carlienne Carpaso (Da Redação)
carliene@cidadeverde.com 

DJs e trio elétrico comandam festa do bloco Sanatório Geral

Fotos: Roberta Aline

DJs e um trio elétrico farão a festa dos amantes de músicas tradicionais do Carnaval. Pelo 14º ano, o Sanatório Geral animará os foliões no Centro de Teresina. A festa começa às 16h, deste sábado (08), na Praça da Liberdade.

A expectativa é que mais de 3 mil pessoas brinquem no bloco. No início do evento acontecerá o Vesperal Crianças, com o DJ Bipolar (Zan Viana) e um trio elétrico. Já à noitinha, a animação ficará por conta da Banda Eletrochoque ( Banda Magnólia) e o DJ Paranóico ( Marceleleco). 

O  Sanatório Geral é marcado pela animação e também por foliões fantasiados. 

Fotos: Roberta Aline

"A gente começou chamando as pessoas e o evento ficou grande. Onde acontece o bloco hoje era a dispersão das escolas de samba nas décadas de 70 e 80, quando o desfile ainda era na avenida Frei Serafim. Então, ali já tem todo uma energia de Carnaval", disse Jorginho Medeiros, um dos criadores do Sanatório Geral. 

Fotos: Roberta Aline

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Carnaval: ruas de Teresina são interditadas neste sábado (10)

Por conta da realização de festas de carnaval, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) vai realizar interdições em vias públicas na zona leste da capital.

Neste sábado (10), a partir das 13h, serão interditadas a Avenida Dom Severino, nos dois sentidos, no trecho que compreende entre a Rua Joca Vieira e a Avenida Homero Castelo Branco, para a passagem do Bloco Capote da Madrugada e na Avenida Dom Severino até a  Rua Professor Madeira, para  passagem do Bloco Pinto da Morada do Sol.

Além desses pontos, também no sábado (10) haverá uma interdição na Praça da Liberdade, a partir das 16h, para que aconteça a festa do Bloco Sanatório Geral. De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, Jaime Oliveira, as interdições das vias por conta da realização das festas de carnaval foram planejadas juntamente com a Diretoria de Transportes Públicos para que fossem feitas os desvios nas rotas dos ônibus. “Estaremos com o nosso pessoal em campo para orientar os condutores nesses locais de interdição”, disse.

O diretor orienta que as pessoas que vão participar das festa para evitarem esses locais, pois haverá uma grande concentração e foliões e a circulação de veículos será proibida. “Solicitamos ainda que as pessoas que forem para esses festas que façam a opção de ir de táxi ou mototáxi para evitar uma grande número de veículos nesses locais”, finalizou.

De acordo com o gerente de Planejamento da Strans, Denilson Guerra, serão feitos desvios nos itinerários dos ônibus por conta do Capote da Madrugada e do Pinto da Morada. “Os ônibus, que fazem as linhas 245, 403 e 404, que circulam pela Avenida Dom Severino, no trecho entre Kennedy e Homero Castelo Branco, irão circular pelas Avenidas Jóquei Clube, no sentido bairro/centro e Vilmary no sentido centro/bairro. A linha 402 fará o percurso pela Avenida Homero Castelo Branco e segue pela Avenida Elias João Tajra. O ônibus que fazem a linha Rodoviária Circular I, (703) vai pela Avenida Jóquei Clube até a Avenida Kennedy e a linha Rodoviária Circular II (327) segue pela Avenida Jóquei Clube e depois seguem pela Avenida Homero Castelo Branco”, finalizou.

Da redação
redacao@cidadeverde.com

FMS alerta: urgências de hospitais funcionam durante Carnaval

Os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais públicos municipais de Teresina funcionarão normalmente durante o feriado de Carnaval. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também funcionará normalmente com equipes de reforço. A área administrativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) funciona até esta sexta-feira (09) e volta com expediente normal na quinta-feira, dia 15 de fevereiro.

Por conta do feriado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) só voltam a funcionar na quarta-feira (14), após o meio dia. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais, só funciona até hoje, sexta-feira (09), e volta a atender normalmente no dia 15 de fevereiro.

Já as maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações. Os setores de vacina e exames laboratoriais funcionam em regime de plantão, no horário das 7h às 19h. Teresina possui quatro maternidades, situadas nos bairros Buenos Aires, Satélite, Promorar e Dirceu Arcoverde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionará normalmente com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica. A frota do SAMU possui ambulâncias de suporte avançado e básico, além das motolâncias.

A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimentos de cães, gatos e atendimentos clínicos.

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Pinto da Morada anima avenida Dom Severino neste sábado

O Pinto da Morada promete arrastar uma multidão neste sábado (10), na avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina. O bloco fundado há dois anos ganha força e já entra na lista dos tradicionais da capital. Para 2018, a novidade é o percurso, que sai do restaurante Cajuína até o prédio da Maçonaria com retorno para a concentração. 

A festa começa às 14h com animação da banda Batucão. O percurso do bloco será ao som de uma orquestra de frevo, trazendo de volta o verdadeiro carnaval. Após o percurso, quem comanda a folia é a cantora Lene Alves. O pinto de 4 metros de altura já está pronto para o desfile, que contará ainda com bonecos gigantes.

"Nos afastamos da direção de um outro bloco e passamos dois anos parados. Numa conversa no bar do Valderi na Morada do Sol surgiu a ideia de voltar com um projeto para a Morada do Sol. O nome eu lancei e pegou", conta o idealizador Alexandre Sá.

Inspirado no Galo da Madrugada, de Recife, o bloco teve seu pré-lançamento em 2016. “Em 2017 fomos para a rua. Tivemos muita dificuldade para conseguir a liberação da praça, mas tudo deu certo e o bloco pegou. Este ano por conta da crise e a dificuldade que tínhamos no ano passado, recebemos o convite do Cajuína para fazer a concentração lá”, explica.

O lado social também é o forte do Pinto da Morada. Quem adquire a camisa ao valor de R$ 35 estará ajudando o abrigo de idosos Casa São José, da Morada do Sol. “Fizemos um lote de 250 camisas que estão sendo vendidas no Cajuína a 35 reais, mas quem não comprar usufrui do bloco da mesma forma”, garante Alexandre.

Foto: Roberta Aline


Bloco fez seu primeiro desfile em 2017

Nos preparativos finais, a direção do Pinto da Morada aguarda autorização da Strans para cruzar a avenida Presidente Kennedy. “Eles querem que a gente, ao invés de ir no sentido da Morada do Sol, vá para  o outro lado, por causa da necessidade de fechar a avenida Kennedy. Mas isso não vai atrapalhar, se não chegar ao acordo a gente cumpre”, declarou, ressaltando o apoio do poder público municipal.

“A Fundação Monsenhor Chaves nos abraçou e a tendência é cada bairro ter seu bloco”, finalizou.

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

PRF espera 100 mil veículos em direção ao litoral do Piaui

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza a Operação Carnaval 2018 em todo o Brasil a partir desta sexta-feira (09). A expectativa de veículos para o litoral do Estado é de mais de 100 mil carros e por isso a BR-343 terá uma atenção especial dos policiais.

De acordo com o inspetor Barros Filho, as rodovias BR-316 e BR-135, ambas no sul do Estado, também terão reforço de policiais nos postos. 

“No Piauí, as rodovias 343, 316 e 135 são as que devem receber uma atenção especial e por isso já foram deslocados policiais para reforçarem a fiscalização, principalmente, em ultrapassagens indevidas, excesso de velocidade e alcoolemia”, explicou o inspetor. 

Ele disse que apesar de a 135 não ser um destino carnavalesco a estrutura da via é uma “preocupação constante”, tanto que o próprio superintendente da PRF, Wellendal Tenório, vai passar o feriado em Bom Jesus auxiliando na fiscalização da rodovia. 

“O caso dela pontual é o estreitamento. O DNIT já alargou nas entradas dos municípios e reduziu alguns degraus em algumas cidades, mas precisa melhorar o acostamento e a sinalização em todo o trecho. É interessante que isso não ocorre no trecho baiano onde é alargada e com acostamento. Só no Piauí que é estreita”, observa o inspetor Barros Filho. 

Os policiais estarão com radares e também nos trechos mais perigosos com operação presença. 

A operação é mais uma etapa da Operação RodoVida, que começou no dia 22 de dezembro de 2017 e se encerrará no dia 18 de fevereiro de 2018. A operação Carnaval seguirá até a quarta-feira (14).

Confira a entrevista na Rádio Cidade Verde no programa Acorda Piauí:

Dicas para uma viagem segura

Planejamento da viagem – O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo.

Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Não esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de parabrisa e luzes do veículo;

Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;

Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço www.inmet.gov.br;

Atenção redobrada – Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.

Descanso – Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos de uma viagem segura.

Cinto de segurança –  Use sempre o cinto de segurança, este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Em caso de emergência, ligue 191.

 

Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores