Cidadeverde.com

Corso: foliões serão revistados e drones reforçarão o monitoramento

Fotos: Yala Sena

O Corso de Zé Pereira em Teresina contará com um esquema especial de segurança.  A  Prefeitura de Teresina informou que mais de 1 mil agentes de segurança irão trabalhar no local, divididos em três turnos de trabalho. O Corso acontece neste sábado (23), na Avenida Raul Lopes, na zona Leste. 

Um Centro Integrado de Segurança está localizado próximo a ponte estaiada. O comandante geral da Polícia Militar, Lindomar Castilho, ressaltou que 639 policiais militares estarão atuando no Corso. Neste ano, mais uma vez o uso de bebidas em recipientes de vidros está proibida.  

O coronel Márcio Oliveira, coordenador geral de operações da PM, ressaltou que os foliões serão revistados nos bloqueios de entrada para a avenida para garantir que no local não haja bebidas em vidro. 

Para reforça a atuação dos agentes de segurança, drones serão usados para acompanhar a movimentação dos foliões ao longo da avenida.  Elevados para melhor visualização dos policiais também serão fixados. A cavalaria mais uma vez se fará presente.

A PM também orienta que as pessoas evitem andar pela avenida com objetos de valor e evitar fixar usando o aparelho celular em meio a multidão. Outra recomendação é preferir ir até o local de taxi ou por meio de aplicativos de motorista particular. 

  • Policiais Militares: 639 
  • Policiais civis: 60
  • Agentes de trânsito: 117
  • Guardas municipais: 30
  • PRF: 5 (efetivo do dia no trecho próximo ao evento)
  • Agentes da Secretaria de Segurança: 180
  • Corpo de Bombeiros na avenida: 7 (outros ficarão de plantão na sede)


Corpo de Bombeiros 

Do Corpo de Bombeiros, a major Najra orieta que as pessoas brinquem com responsabilidade. "Nós temos muitas ocorrências de pessoas embriagadas, de alcoolismo, quedas de alturas, algumas pessoas caem dos caminhões. Outras são lesionadas por conta de brigas entre os foliões. A orientação é ter cautela na ingestão de bebida alcoólica, as pessoas precisam ter consciência de vir brincar, e não passar mal e ficar fora de sua consciência. (A pessoa) se torna um perigo para ela e às outras pessoas", comentou. 

A viatura de resgate dos Bombeiros estará localizada próximo ao balão da UFPI. E a viatura de incêndio no Centro Integrado de Segurança, próximo a ponte estaiada. 

"O Corpo de Bombeiros estará presente para atender qualquer eventualidade e acidente; um folião que venha a passar mal".



SAMU e Hospitais 

A Fundação Municipal de Saúde informou que "próximo à Ponte Estaiada está sendo montado um estande do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que contará com uma ambulância e motolância de apoio e profissionais de plantão para atender em casos de urgência. 

A diretora de Assistência Especializada da FMS, Jesus Mousinho, explicou que a “equipe estará preparada para atender os foliões que precisarem de hidratação, reposição de glicose ou até problemas como paradas cardiorrespiratórias”. 

A equipe do Hospital da Primavera, que é o mais próximo ao local da folia, estará com sua equipe reforçada e uma ambulância estará de prontidão para transferir quando necessários os casos para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e outros da rede.

Também será feito um trabalho preventivo sobre doenças sexualmente transmissíveis.  A Vigilância Sanitária também se fará presente na festividade, realizando a fiscalização dos vendedores de alimentos e bebidas presentes no local.


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com