Cidadeverde.com

"Teresina tem carnaval", diz presidente da ABCP sobre expandir blocos de rua


Teresina contou com pelo menos 24 blocos de ruas no Carnaval 2019 (Foto: Letícia Santos)

O presidente da  Associação dos Blocos Carnavalescos do Piauí (ABCP), Valdo Alves, declarou que o grupo foi criado com uma missão especial: mostrar que o Estado tem carnaval. Neste ano, mais de 24 blocos de rua fizeram a festa em Teresina.

Alves disse que o ano de 2019 veio dar uma resposta positiva ao blocos de rua. "Muita gente não viajou, não foi para o litoral,  ficou em Teresina e participou dos blocos.  Se divertiu aqui",  constatou o presidente da ABCP. 

"Queremos mostrar à população que a nossa capital tem carnaval,  Teresina tem carnaval, que não será necessário os moradores saírem para brincar em carnavais longes daqui, distante das suas casas. Temos blocos da zona Sul a Leste, na Norte, que fazem sucesso. Esse ano os blocos fizeram festas maravilhosas e nem a chuva atrapalhou, fez foi abençoar", disse ao Cidadeverde.com.

Criada em outubro de 2018, a ABCP conta, até o momento, com 22 blocos. Valdo destaca que o pouco tempo de organização impediu a associação de mais grupos por conta da documentação necessária e da correria de colocar o bloco na rua em 2019.  


Presidente da ABCP. Valdo Alves (Foto: Yala Sena)

"No final de abril nós já vamos nos organizar para 2020, e iremos convidar mais diretores de blocos, para que o carnaval do próximo ano seja ainda melhor ", comentou Alves. 

Ele citou que a ABCP buscará por mais apoios e parcerias privadas, participação de editais públicos, por exemplo, para que os blocos tenham mais força e receptividade. "Fazer a festa mais bonita e animada", oferecendo melhor estrutura para quem fica na capital durante o carnaval. 

"Queremos ressaltar a verdadeira essência do carnaval, dos blocos de rua, com todos os ritmos, com a participação de todos", finalizou. 

O próprio Prefeito de Teresina, Firmino Filho, declarou que os blocos de rua conquistaram os teresinenses, e tornaram-se o modelo de carnaval na capital piauiense. Neste ano, a prefeitura apoiou financeiramente 24 blocos.  

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com