Cidadeverde.com

Corso de Teresina terá 12 bandas locais animando a avenida

Foto: Arquivo/Cidadeverde

Do axé e músicas tradicionais a samba, pagode e música eletrônica. Esses são os ritmos que estarão presentes no Corso de Zé Pereira. Serão 12 bandas animando toda a avenida, de forma sincronizada, em quatro palcos. O evento será realizado neste sábado (23), a partir das 16h, na Avenida Raul Lopes. 

Com o tema "Nossa gente faz a festa", esta novidade vem trazendo artistas locais para a maior manifestação popular da capital piauiense. Para o músico Roraima, a participação no Corso é uma vitrine. "O Corso proporciona para nós, artistas, uma aproximação grande do público e com certeza vai ser uma grande festa, que vai atender a todos os públicos", disse o artista. 

De acordo com o representante da Comissão Organizadora do Carnaval (COC), Edcélio Leite, os shows representam pedidos de anos anteriores. "Nos últimos anos, com o aumento da folia e do público, as pessoas começaram a sentir necessidade de mais música no Corso e então a Comissão decidiu colocar shows na avenida, como uma forma de contemplar os foliões e também valorizar nossos artistas", afirmou. 

Serão quatro palcos temáticos ao longo da Avenida Raul Lopes, sendo que cada um irá homenagear uma personalidade carnavalesca da cidade. O palco de marchinhas presta homenagem ao compositor My Brother, o de samba e pagode ao músico Mestre Colombo, no axé a homenagem será para a atriz Lari Salles e na música eletrônica será a coreógrafa Samantha Menina. 

Confira abaixo as bandas do Corso: 

Palco Músicas Carnavalescas

16h - Banda de Marchinhas
18h - Banda Folia
20h - Roraima e Theregroove 

Palco Samba e Pagode

16h - Sambatom
18h - Júnior é Show
20h - Doce Ilusão 

Palco Axé

16h - Lene Groove
18h - Lilly Araújo
20h - Júnior Masca "GPS" 

Música Eletrônica

Dj Leuzz
Dj Mateus Moura
Dj Marceleleco
Dj Dani Jales
Dj Sands 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

FMS orienta sobre infecções sexualmente transmissíveis no Corso

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai intensificar o trabalho preventivo durante o Corso com um espaço embaixo da Ponte Estaiada. No local, equipes estarão distribuindo insumos de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na oportunidade, serão distribuídos materiais educativos e preventivos, como preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante.

Além disso, os profissionais de saúde estarão informando a populações sobre os riscos das ISTs e as formas de prevenção. “Nós fazemos esse trabalho o ano inteiro e nos períodos festivos procuramos reforçar nas prévias carnavalescas e no próprio carnaval, visitando bares e clubes”, diz Alana Niége, coordenadora de DST/AIDS da capital.

Assim como em 2018, este ano o foco da campanha será no público jovem, que também é o principal frequentador da folia. “Eles são os que menos usam camisinha e são os que mais são acometidos por infecções sexualmente transmissíveis. São também os que menos aderem ao tratamento”, diz Alana Niége. “O foco são os jovens, mas também não deixamos de lado as outras faixas etárias”, finaliza a coordenadora.

Ela informa ainda que em anos anteriores a coordenação de IST distribuiu durante prévias e carnaval uma média de 50.000 preservativos masculinos, 25.000 gel lubrificante e 2.000 preservativos femininos.

 

redacao@cidadeverde.com

Campanha vai orientar mulheres vítimas de assédio durante o corso

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Durante o período carnavalesco aumenta o número de relatos de mulheres que sofrem assédio. Nesse sentido, a Coordenadoria de Estado de Políticas para Mulheres (CEPM) retorna, este ano, com a campanha “O Corpo da Mulher Não é Folia” com o objetivo de coibir qualquer forma de assédio e violência. A ação principal será no Corso de Teresina, que reúne um grande número de pessoas. A prévia carnavalesca será realizada no próximo sábado (23).

De acordo com a coordenadora estadual de Políticas para Mulheres, Haldaci Regina, este ano a CEPM realizará a campanha com a distribuição de material preventivo e informativo. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM).

“No período do Carnaval acontecem vários casos de assédio. Então, nós fazemos essa abordagem, com mulheres de movimento social, aos foliões com objetivo de conversar sobre a campanha e também orientando sobre o número que se deve ligar caso presencie ou seja vítima de assédio ou algum tipo de violência”, afirmou a coordenadora.

Além disso, também serão entregues materiais de caráter preventivo e informativo durante os eventos carnavalesco que ocorrem no interior do Piauí.

“Este ano vários municípios aderiram a nossa campanha, como os municípios de Campo Maior, Picos, Bom Jesus e Pedro II, com o objetivo de atingir de forma mais ampla um maior número de pessoas e conscientizar que o corpo da mulher não é folia”, finalizou Haldaci Regina. 


Da redação
redacao@cidadeverde.com

Rotas dos ônibus sofrerão mudanças no dia do Corso

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) realizará mudanças nas rotas dos transportes coletivos para o Corso 2019. As modificações acontecerão no dia do evento, no próximo sábado (23), a partir das 14h. A circulação dos ônibus voltará ao normal assim que as vias forem liberadas.

As linhas 723, 327, 563 e 365 deverão utilizar a Ponte Estaiada, usando a Avenida Ininga para retornar para a Avenida Universitária. As linhas Via Shopping Norte/Sul deverão acessar a Rua Lima Rebelo e retornarão pela Avenida João XXIII. As linhas Via Shopping zona Sudeste irão acessar o Teresina Shopping na volta do Centro. Já a linha 405 irá circular na Avenida Nossa Senhora de Fátima a partir da Avenida Jóquei Clube.

De acordo com o gerente de planejamento da Strans, Denilson Guerra, os fiscais de transportes públicos estarão nos locais das mudanças dos itinerários para orientar os usuários. “Nossos agentes estarão em campo para garantir que as rotas sejam respeitadas e também para dar informações aos usuários dos coletivos”, explicou.

Clique aqui para ver os mapas com as alterações de rotas

 

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Hemopi se mobiliza para garantir estoque de sangue no Carnaval

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) promove, nesta terça-feira (19), a partir das 10h, na sede do Hemocentro, o tradicional evento de carnaval, com a presença do rei e rainha do carnaval, além da banda de música. A intenção é preparar os estoques para o período carnavalesco quando parte da população viaja e ocorre uma redução no número de doações.

“Promovemos esse momento lúdico todos os anos para chamar a atenção dos doadores e sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue regularmente. É importante estimular a população a doar antes de cair na folia para que não falte sangue durante o feriado prolongado. Geralmente, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, as doações costumam cair em torno de 30%”, explica do diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho.  

Para reforçar o estoque em Teresina, terá também uma campanha de coleta externa na Uninovafapi, que já faz parte do calendário anual da instituição.

Paralelo à capital, os Hemocentros Regionais de Picos e Parnaíba também estão mobilizados e realizam, durante toda esta semana, ações visando aumentar o estoque de sangue.

Em Picos, o Dia “D” também será nesta terça-feira, das 8h às 17h. Para esta ação, o Hemocentro Regional de Picos contou com a parceria das Lojas Maçônicas Frei Caneca Nº 14 e Rei Salomão Nº 48, que promoveram uma grande ação de sensibilização com panfletagem e participações em meios de comunicação locais.

Em Parnaíba, o Hemocentro Regional, em parceria com o Projeto Amar e o Grupo de Atiradores Reservistas (G.A.R), promove, pela primeira vez, a Hemofolia entre os dias 19 e 22 de fevereiro. 

Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Corso 2019: organização acerta ajustes finais com Ministério Público

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Representantes da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) e Polícia Militar estiveram reunidos nesta quinta-feira (14) no Ministério Público para acertar detalhes do Corso de Zé Pereira. No momento, foi acertado que a reunião geral com a participação de todos os órgãos organizadores e imprensa será dia 20 de fevereiro, às 09 h, no Palácio da Música.

No encontro, foi apresentado o mapa do evento, com pontos estratégicos para a localização dos elevados da Polícia Militar, ambulâncias e stands do SAMU, como na rotatória de início do desfile (em frente a Newland) e no Centro Integrado da Polícia Militar (próximo da Ponte Estaiada). Outros locais serão passados na reunião final.

Para o Tenente Coronel Canuto, responsável pelo planejamento da Operação Corso, a ideia é continuar com os acertos de 2018. “Vamos utilizar o mesmo planejamento do ano passado devido ao seu sucesso, com cerca de 600 policiais, câmeras, drones, cavalaria, policiamento aéreo e torno de 30 viaturas aos redores da avenida Raul Lopes”, disse.

Como de costume, em anos anteriores, durante o encontro final, serão passados os mínimos detalhes de toda a operação que envolve o evento, desde saúde, segurança até horário de concentração e dispersão dos caminhões.

“As minúcias da festa serão apresentadas na reunião geral. Lá é o momento que todos os parceiros do evento apresentam seus projetos e podemos acertar todos os passos em conjunto", disse Abiel Bonfim, superintendente da FMCMC.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Posts anteriores