Cidadeverde.com

Use a #CorsoCV e participe da transmissão da TV Cidade Verde

Está chegando a hora dos caminhões e foliões invadirem a avenida Raul Lopes para o Corso de Teresina. No próximo sábado (15), você poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Cidade Verde e interagir por meio da hastahg #corsoCV nas redes sociais.

Neste ano, a TV Cidade Verde e o Portal Cidade Verde irá disponibilizar o número de Whatsapp (86) 9 9904 0322. Os foliões poderão enviar flagras, curiosidades e os animados registros ao pular esse pré-carnaval, que já é tradicional no calendário de Teresina.  

A transmissão na TV Cidade iniciará às 18 h com apresentação de Joelson Giordani, Nadja Rodrigues e Gomes de Oliveira (o Galego). No Portal Cidade Verde, os internautas poderão acompanhar os flash da avenida desde a concentração a partir das 16h. 

O coordenador das mídias sociais, Itallo Holanda, comenta que o uso do Whatsapp no Corso de Teresina pelas equipes de jornalismo e redes sociais irá "aumentar a interatividade, além de fortalecer a comunicação com o público por meio dessa nova ferramenta". 

Para o diretor de jornalismo Joelson Giordani, a equipe vive a expectativa de levar a melhor transmissão ao público que acompanhará de casa o desfile dos caminhões. Ele reforça que quem tiver na avenida poderá participar e "se vê" na TV e no Portal Cidade Verde por meio da hastahg #corsoCV e por meio do envio de fotos pelo número acima. 

"A expectativa é que a gente possa levar toda a animação das pessoas que estão brincando no corso de Teresina e interagir com o público que estará em casa, fazer com que ele se sinta como se estivesse na avenida", diz.   

 

 

 

Corso do Zé Pereira reúne 22 atrações musicais de Teresina

Foto: Jonathan Dourado/PMT/Divulgação

Neste sábado (15), Teresina abre alas para o maior evento do Piauí, o Corso do Zé Pereira. Este ano, uma das novidades é o aumento dos palcos na Avenida Raul Lopes. Serão seis palcos e 22 atrações locais.

De acordo com Júlio César, coordenador de música da Fundação Monsenhor Chaves, a proposta surgiu ainda na edição anterior. “As pessoas receberam as bandas com muita alegria e percebemos que deveríamos mais espaços musicais na avenida. Devido a isso, teremos seis palcos espalhados por todo percurso”, disse.

Assim como na edição anterior, cada palco irá contemplar um estilo musical assim como uma personalidade piauiense. O evento deve reunir mais de 300 mil pessoas com uma mega estrutura de palcos, segurança, caminhões decorados e muita irreverência, uma das grandes marcas do evento.

Promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves, o Corso do Zé Pereira foi consagrado como o maior do planeta, segundo o livro Guinnes Book, em 2012, registrando a marca de 343 veículos decorados no desfile, recorde que consta na publicação até hoje. Além dos carros enfeitados, o evento conta com milhares de pessoas fantasiadas, bandas espalhadas pelo percurso, além de muita alegria e irreverência resgatando a tradição dos antigos carnavais.

Confira a programação musical do Corso 2020:
 

Palco Músicas Carnavalescas “Maria da Inglaterra”

Orquestra Sanfônica

Banda Folia

Banda de marchinhas

 

Palco Axé  “Thanis Killian”

Glauber Barão

Rosa Xote

Jhonny Fred

 

Palco Samba e Pagode “ Fernando Monteiro”

Banda do pretinho

100% Só Pra Sambar

Samba no Coreto

 

Palco Eletrônico  “Stella Simpson”

Roger Fenty

Samuray

Italo Sax

Alefone

Dani Jales

Marceleleco

Di Santis

 

Palco Mix “Dudu Batera”

Danilo Rudah

Alma Roots

Bia e os Becks

 

Palco Rock “ Marcos Peixoto”

Martini Cadilac

Brito Junior

Serial Lover

 

Da Redação
[email protected] 

Concurso elege as majestades do Carnaval 2020 de Teresina

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Teresina

Habemus Momo! Em uma grande festa de abertura oficial do Carnaval 2020, a capital renovou a realeza da folia com a escolha do Rei e Rainha Tradicional, Rei e Rainha da Pessoa Idosa, Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência e Rainha Trans. O evento aconteceu no Iate Clube a as novas majestades já se preparam para uma extensa agenda para levar a alegria da festa para todos os cantos da cidade.

Promovido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, o concurso visa manter a tradição do carnaval com a escolha dos representantes da festa com diversidade e representatividade. Foram 7 homens e 9 mulheres inscritos para a disputa de Rei e Rainha Tradicionais do Carnaval, 5 homens e 5 mulheres disputando a majestade da Pessoa Idosa, 4 homens e 5 mulheres concorrendo a Rei e Rainha da Pessoa com Deficiência e 5 na disputa pelo título da Rainha Trans.

Uma comissão de jurados teve a dura tarefa de escolher os vencedores entre os candidatos, que deram um grande show de simpatia e muito samba no pé ao som da banda Samba no Coreto. Os novos reis Tradicionais do Carnaval são Barbara Aparecida e Jonyelson Wanderson. Os escolhidos para Rei e Rainha da Pessoa Idosa são Antônio Damasceno, de 75 anos, e Maria Helena, de 63 anos. Os reis da Pessoa com Deficiência de 2020 agora são Cesário Hélio e Deuseline Rodrigues. A nova rainha Trans é Nathalya Leal.

E a jornada apenas começou para as novas majestades que, além de levarem para casa uma premiação em dinheiro, deverão participar de uma agenda social com visitas a hospitais, centros de convivência e eventos oficiais da prefeitura representando a alegria do brasileiro na maior sua festa popular.

"Além de ser a festa mais democrática do país, o carnaval tem esse poder de levar alegria para todos os cantos e as Majestades cumprem esse papel durante as festas de momo, levando o encanto para quem não pode brincar", destaca Abiel Bonfim, superintendente da FMC.

Na edição deste ano, houve uma disputa bastante acirrada na seletiva do rei e rainha da pessoa idosa e da pessoa com deficiência. Agora, os grandes vencedores da noite vão cumprir uma série de atividades nos diversos eventos que serão realizados em Teresina até a finalização do período carnavalesco.

“Foi uma festa linda. Neste ano, nós tivemos um número muito grande de participantes nas prévias que foram realizadas pela Semcaspi, o que valorizou ainda mais a disputa e a conquista dos grandes nomes da noite. É importante esse trabalho de inclusão realizado pelo poder público, porque fortalece os vínculos entre os participantes”, disse o superintendente executivo da Semcaspi.


Da redação
[email protected]

The Vejo na Ponte encerra domingo com muito forró, samba e axé

Foto; ascom/semdec

A 3ª edição do Festival The Vejo na Ponte – Especial Carnaval encerra neste domingo (09) e o teresinense voltará a curtir uma programação musical totalmente voltada para o período carnavalesco. Lilly Araújo, Grupo Candeia e Banda Amuleto serão os responsáveis por deixar o último domingo de festa ainda mais agitado. Além disso, o público poderá curtir também, a final do 9º Concurso de Músicas Carnavalescas de Teresina. O evento é gratuito e acontece a partir das 17h no estacionamento da Ponte Estaiada.

Além de muito samba, forró e axé, o público poderá aproveitar também uma grande variedade de opções gastronômicas, como food trucks especializados em crepes, pizzas e cervejas artesanais, e uma banda de marchinhas de carnaval que se apresenta no meio do público no intervalo entre uma atração e outra. A festa iniciará com a final do concurso, que possui nove participantes, e seguirá com os shows musicais, que animará o público até às 23h.

Para o gestor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Venâncio Cardoso, a edição especial de carnaval foi um grande acerto, uma vez que, além da grande aceitação do público, outros estilos musicais tiveram visibilidade no palco do evento.

“Cada vez mais o The Vejo na Ponte vem se consolidando na agenda cultural da cidade. Esse ano escolhemos inovar com a proposta de aliar a proximidade do carnaval com as datas do festival, então fizemos um The Vejo especial de carnaval. Com o grande comparecimento do público nos dois primeiros dias, percebemos que foi um grande acerto da organização, que deu visibilidade e oportunidade aos artistas locais de outros estilos musicais”, comentou.


Da Redação
[email protected] 

Reunião discute trânsito e segurança durante o Corso de Teresina

Foto: Ascom/FMCMC

No próximo dia 15 acontece o Corso do Zé Pereira de Teresina, o maior desfile de carros enfeitados do mundo, segundo o Guinnes Book. Com uma expectativa de mais de 300 mil foliões na Avenida Raul Lopes, diversos órgãos estarão envolvidos para garantir que o evento seja só alegria. Nesta segunda, 03, uma reunião entre representantes da Fundação Monsenhor Chaves e da Superintendência Municipal de Trânsito tratou da circulação de veículos no dia da festa.

Promovido pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Monsenhor Chaves, o evento foi consagrado como o maior do planeta em 2012, registrando a marca de 343 veículos decorados no desfile. Além dos carros enfeitados, o evento conta com milhares de pessoas fantasiadas, bandas espalhadas pelo percurso, bem como muita alegria e irreverência resgatando a tradição dos antigos carnavais.

O coronel Jaime Oliveira, gerente das Operações de Trânsito da Strans, explica que nesta edição serão mantidas algumas das estratégias das edições anteriores, mas algumas medidas estão sendo tomadas para que os moradores do condomínio na Raul Lopes possam circular. “Cada ano que vem passando, as instituições do poder público, Polícia Militar, Civil a FMC e a Strans vão tirando proveito das edições anteriores e corrigindo algumas falhas e melhorando o trabalho de cada instituição. No caso da Strans e da FMC, temos recebido anualmente pedidos do pessoal do Vila Mediterrâneo, são 356 e mais de 1500 pessoas e elas ficam ilhadas sem poder acessar seu condomínio. Para isso, antes do condomínio, vamos deixar faixas livres para o acesso dos moradores, que receberão identificação nos carros”, destaca.

Outro ponto debatido foi a presença de paredões de som, que será vetada e com ação da polícia para restringir o uso. “Novidade é que esse ano a FMC aumentou os palcos e teremos seis. Por isso, neste ano, o paredão está definitivamente descartado e serão levados pro depósito da polícia”, frisa o coronel.

Para o superintendente da FMC, Abiel Bonfim, o sucesso das edições anteriores aliado a novas estratégias irá garantir a tranquilidade da festa. “O corso é a nossa maior festa popular e,nesse percurso da Raul Lopes, temos uma estimativa de umas 300 mil pessoas. É uma festa da cidade que o teresinense incorporou. Já fizemos visitas e reuniões com todos os órgãos de segurança, corpo de bombeiros, delegado geral da polícia civil e é sempre um aprimoramento de um ano para o outro em cima do resultado que tivemos no ano anterior. No ano passado foi um corso bem sucedido com relação a segurança. Essa visita técnica é para fazer um ajuste fino com relação a segurança, pontuando alguma coisa que pode ser melhorada com relação ao ano passado”, destaca Abiel, reforçando que nesta edição será aprimorada a segurança com barreiras de contenção, elevados, e revistas durante o percurso.

Da Redação
[email protected]

Blocos de carnaval receberão ajuda financeira em Teresina



O carnaval de rua em Teresina terá 25 blocos oficiais em 2020. As agremiações foram escolhidas através de edital público lançado pela Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC). O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (24).

Os projetos inscritos foram selecionados por meio de uma Comissão de Seleção, responsável por verificar o conteúdo de acordo com os critérios estabelecidos. 

Abiel Bonfim  superintendente da FMCM explicou como irá funcionar a distribuição das verbas e como ela deve ser utilizada. ''Cada bloco apresentou seu plano de trabalho  e a sua proposta junto do orçamento e obrigatoriamente ele vai ter que usar com os itens previstos no edital''.
 
Os blocos sorteados vão receber entre 3 e 5 mil reais e deverão utilizar de acordo com cada plano de trabalho apresentado. 
 

Entre os selecionados, blocos tradicionais da capital como Capote da Madrugada, Sanatório Geral, Vaca Atolada, Barão de Itararé, dentre outros.

Confira a relação dos blocos selecionados:

Blocos contemplados com R$ 3 mil:
1-CAÇA CACHAÇA
2-BLOCO DE VIROTE
3-OS VENTA SUADA
4-STOURADAS
5-LINGUAS VENENOSAS
6-MELA MELA XEROBA
7-BLOCALCOOL
8- RAPAZES ALEGRES
9-BLOCO HBB
10-BLOCO DAS FUNDAÇÕES

Blocos contemplados com R$ 5 mil:
1-TOME DALILA
2-VACA ATOLADA
3-NEGÃO DA MACAÚBA
4-CARNAZON
5-BLOCO DAS FULEIRAS
6-FERNANDÃO FOLIA
7-CAPOTE DA MADRUGADA
8-SABINO NA FOLIA
9-PINTO  DA MORADA

Blocos contemplados com R$ 10 mil:
1-NAMORADA DO SOL
2-SANATÓRIO GERAL
3-BATATINHA DO LOUAH
4-PIAUÍ  SAMBA
5-BLOCO DO PAÇOCA
6-BARÃO DE ITARARÉ

Da  Redação
[email protected]

Posts anteriores