Cidadeverde.com

Quer se qualificar? (40 atividades para empreendedores em agosto)

1. Aceleração Startup Farm

O programa tem por objetivo atrair startups em estágio inicial que possuem soluções da área de telecom, internet e tecnologia e que usam uma plataforma mobile. São 15 vagas disponíveis para startups com equipes formadas por 2 a 4 participantes. As inscrições vão até 9 de agosto, por meio do site, e a divulgação dos selecionados se dará no fim deste mês. O projeto dura 5 semanas e tem como parceiro oficial a feira Futurecom.

2. Café com Empreendedoras em Salvador e em São Paulo

Desenvolvido pela Rede Mulher Empreendedora, promove a oportunidade de conhecer outras empreendedoras, de aumentar seu networking, de divulgar sua empresa e ainda de contar com histórias inspiradoras. O evento acontece no dia 7 de agosto em Salvador e é gratuito. As inscrições já podem ser feitas pela internet. Em São Paulo, a atividade acontece no dia 21 de agosto e as inscrições abrem no começo deste mês. Há tanto ingressos para quem não pode contribuir (gratuitos) quanto opções de contribuição que vão de 20 a 50 reais.

3. CASE 2015 (segundo lote de ingressos)

A Associação Brasileira de Startups iniciou as vendas do segundo lote de ingressos para a edição 2015 do CASE, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo. O valor dos ingressos para o segundo lote é de 300 reais, e eles serão comercializados até o final da primeira semana de agosto. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro, em São Paulo.

4. CEO Fórum

Realizado em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), o evento aborda como desenvolver uma liderança global focada em produtividade e em talentos. Quem organiza a atividade, que acontece no dia 18 de agosto, é a Câmara América de Comércio (Amcham). O custo é de 1.530 reais para não-associados e de 510 reais para os sócios. As inscrições podem ser feitas até a véspera.

5. CEO FÓRUM - Gestão de Talentos e Produtividade: O diferencial dos Líderes

Realizado em Campo Grande, o o encontro analisa ações e ferramentas de gestão voltadas para o desenvolvimento de líderes e para o ganho de eficiência do negócio. A atividade acontece no dia 21 de agosto e é idealizada pela Amcham. O custo é de 250 reais para não-associados e gratuito para os sócios. As inscrições podem ser feitas até a véspera.

6. CEO Fórum 2015: A crise traz novos ventos: É hora de ajustar as velas

Realizado em Recife, no dia 20 de agosto, o evento terá empreendedores e executivos que vão compartilhar estratégias e ações visando o ganho de produtividade, competitividade e sustentabilidade dos negócios. A atividade é organizada pela Amcham e custa 500 reais para não-associados e 280 reais para os sócios. Inscrições podem ser feitas até a véspera.

7. Circuito de Comunicação Digital

O evento, idealizado pelo Senac do Rio de Janeiro, é direcionado para empreendedores que atuam no setor de comunicação digital, com palestras como “Como as redes sociais alteram a relação dos consumidores com suas marcas” e “Produção de Games no Brasil”. Haverá a presença de nomes do mercado criativo e de grandes empresas de mídia digital, como Facebook e Twitter. A atividade acontece de 4 a 20 de agosto e é gratuita. A pré-inscrição deve ser feita pela internet e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 4002-2002.

8. Como aumentar lucros no cenário atual brasileiro

O curso será ministrado nas cidades de Votuporanga (dia 24) e São José do Rio Preto (dia 25), ambas localizadas em São Paulo. O palestrante é Éber Feltrin, professor no curso de pós-graduação em administração de empresas no Centro Hermes/FGV.

A atividade é realizado pela DVI Radiologia Odontológica, empresa especializada em diagnóstico por imagem, e empreendedores do setor são o foco dos cursos. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (17) 3421-3297, em Votuporanga, e (17) 2139-9898, em São José do Rio Preto. Mais informações pelos e-mails stz@dviradiologia.com.br e sjp@dviradiologia.com.br.

9. Curso Online em Negócios de Impacto Social

Criado pela Artemisia, o objetivo do curso é disseminar informações teóricas e práticas sobre negócios de impacto social para o maior número possível de pessoas. A aula terá por foco as áreas de Educação, Habitação, Saúde e Serviços Financeiros. O custo é de 350 reais e as inscrições podem ser feitas pela internet. A plataforma pode ser acessada por até 2 meses após a inscrição.

10. Day1 Endeavor

O evento da Endeavor irá reunir ícones do empreendedorismo brasileiro para contar os pontos de virada que os ajudaram a ir mais longe. Alguns dos palestrantes serão Jorge Paulo Lemann, Gustavo Kuerten e Flávio Augusto. As palestras serão transmitidas online gratuitamente no dia 13 de agosto. As inscrições vão até esta data, por meio do site da Endeavor.

11. Empreende Brazil Conference

O evento propõe uma imersão de 24 horas ininterruptas no mundo dos negócios, guiada por grandes nomes do mercado brasileiro, que colecionam cases de sucesso internacionais. Serão mais de 20 palestrantes, em arenas simultâneas com oficinas, palestras e consultorias. A atividade será realizada no dia 29 de agosto, em Florianópolis (Santa Catarina). As inscrições podem ser feitas pelo site. Para o passaporte 24 horas, o custo é de 110 reais para estudantes, 176 reais para empresas e 220 reais para o público.

12. Encontro Empresarial Senac

Com o objetivo de conectar empreendedores a soluções e talentos, o Senac do Rio de Janeiro realiza no dia 6 de agosto um encontro para quem atua nos setores de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail click.oportunidades@rj.senac.br (enviar telefone, CNPJ, nome do interessado e da empresa).

13. Encontro Evernote: Your Life's Work

A ferramenta Evernote organiza uma atividade em São Paulo para mostrar como o serviço pode auxiliar as empresas, em assuntos como oganização financeira e produtividade. O encontro será conduzido por Patricia Demitroff, Market Development do Evernote Brasil, e contará com a presença de convidados especiais. O evento ocorre no dia 20 de agosto e as inscrições podem ser feitas até esta data. O custo é de 20 reais.

14. Entendendo Franchising

O curso, ministrado pelo Sebrae e pela ABF, inclui conceitos de franquia, vantagens e desvantagens do sistema, mitos e verdades e aspectos legais do franchising. As inscrições podem ser feitas pelo site, e o custo vai até 50 reais, dependendo da cidade.

Em agosto, a atividade acontecerá em Joinville (Santa Catarina, dia 4), Tijucas (Santa Catarina, dia 5), Lages (Santa Catarina, dia 6), Mossoró (Rio Grande do Norte, dia 6), Brasília (Distrito Federal, dia 11), Barreiras (Bahia, dia 17), Olinda (Pernambuco, dia 18), Goiânia (Goiás, dia 18), Santo Antônio de Jesus (Bahia, dia 19), Fortaleza (Ceará, dia 19), Valparaíso de Goiás (dia 19), Luiziânia (Goiás, dia 20), Caucaia (Ceará, dia 20), Feira de Santana (Bahia, dia 20), Salvador (Bahia, dia 21), Itapipoca (Ceará, dia 21) e Águas Lindas de Goiás (dia 21).

15. Fórum Empreendedoras 2015

Realizado pela Rede Mulher Empreendedora em São Paulo, o fórum trará o tema “Mulheres empreendedoras transformam a sociedade”, contando com painéis temáticos de mulheres transformadoras. As inscrições vão até o dia 30 de agosto, e o evento acontece em 1º de setembro. O custo é de 70 reais e é possível se inscrever pelo site.

16. ICEX 2015 - Construindo novos caminhos

O evento, organizado pela Business School São Paulo, propõe reunir conceituados profissionais do mercado e do mundo acadêmico para o compartilhamento de experiências de vários setores da economia para melhorar o desempenho em tempos de crise. O encontro acontece em 1º de agosto, em São Paulo, e as inscrições podem ser feitas pelo site. O custo é de 27 reais.

17. Meetup StartucSC (10ª Edição)

Organizado pelo Sebrae de Santa Catarina, o evento terá palestras de Rodrigo Borges, co-fundador da Buscapé Company, e Rodrigo Cartacho, CEO da Sympla. Em seguida, as startups selecionadas pela instituição para participar do Tech Crunch Disrupt 2015 farão apresentação de seus projetos ao público. A atividade acontece no dia 20 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site. 

18. Negociação Estratégica para Executivos e Empreendedores

O curso, ministrado por Daniel Ibri, COO da Acelera Partners, acontece no dia 29 de agosto, em São Paulo. As aulas pretendem ensinar o aluno a extrair o melhor resultado de suas negociações. As inscrições vão até o dia 22, por meio do site, e o custo é de 390 reais. Caso o empreendedor queira se inscrever após o prazo, o custo é de 480 reais. Alunos e ex-alunos da FIAP têm 20% de desconto.

19. O que estou fazendo para conquistar o meu cliente

As aulas sobre o tema serão dadas por Daniela Gomes, consultora do grupo SIS - Consultoria em Estratégias de Negócios, em São Carlos (São Paulo). O curso acontece no dia 18 de agosto e é realizado pela DVI Radiologia Odontológica, empresa especializada em diagnóstico por imagem, e empreendedores do setor são o foco dos cursos. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (16) 3335-1532. Mais informações pelo e-mail saocarlos@dviradiologia.com.br.

20. O que fazer para superar a crise 2015?

Esse é o tema do encontro promovido pela Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap-SJP), no dia 6 de agosto. Alguns dos temas trabalhados são marketing com baixo custo e relacionamento com o cliente. A entrada do evento são dois quilos de alimentos não-perecíveis para associados e quatro quilos de alimentos não-perecíveis para não-associados. Inscrições e mais informações pelo telefone (41) 3525-0801.

21. Open Pitch Techmall

A Techmall, de Belo Horizonte, abre inscrições até o dia 18 de agosto para seleção de oito startups, que poderão se apresentar para a aceleradora e receber uma hora de mentoria individual sobre o negócio. A atividade acontece no dia 19 de agosto e é gratuita. Mais informações pela página do Facebook da Techmall.

22. People Connections – 1º Seminário de Recursos Humanos da Amcham Rio

O seminário tem por objetivo evidenciar tendências e promover a troca de conhecimento sobre temas fundamentais para lideranças de pequenas, médias e grande empresas na atualidade. O evento acontece no dia 25 de agosto no Rio de Janeiro e as inscrições podem ser feitas até dia 20, pelo site. O custo é de 300 reais para não-associados e 200 reais para sócios. 

23. PIT STOP: a primeira parada

O workshop com coaching é ministrado por Fabio Di Giacomo, parte do corpo docente da Sociedade Brasileira de Coaching. Entre o público-alvo da atividade estão empreendedores que precisam respirar, reorganizar as ideias e direcionar seu foco nos negócios e na vida. O workshop acontece em São Paulo, no dia 12 de agosto. O custo é de 288 reais.

24. PIT STOP: a arte dos relacionamentos

Também ministrado por Fabio Di Giacomo, o workshop pretende ensinar como otimizar as suas relações no trabalho, com a família, amigos e mostrar os ganhos que essas mudanças podem trazer. A atividade ocorre em São Paulo, no dia 27 de agosto. O custo é de 288 reais.

25. Prêmio MercadoLivre de Empreendedorismo

A premiação, feita pelo MercadoLivre, reconhecerá o talento de empreendedores online que atuam no e-commerce. As inscrições podem ser feitas em três categorias: Melhores Práticas em Vendas, Melhores Práticas em Tecnologia e Empreendedor do Ano. Os interessados podem inscrever seus cases gratuitamente, até 25 de agosto.

26. Processo de Aceleração MIDI Tecnológico

A incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, abre treinamento gratuito no dia 4 de agosto para os interessados na seleção do processo da incubação virtual e pré-incubação, em Florianópolis (Santa Catarina). As inscrições para o workshop podem ser feitas pela internet, até 1º de agosto, e, para os projetos de incubação,neste outro link, até dia 16.

27. Programa de Capacitação em Franchising

A ABF promove o evento para capacitar os participantes com perfil empreendedor e fortalecer ainda mais o sistema de franquias, em 11 módulos de aula. A atividade começa no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Os interessados podem se informar e se inscrever pelo e-mail cursos@abfrj.com.br ou pelo telefone (21) 2504-7573. O custo para não-associados é de 3.350 reais no total ou 385 reais por módulo. Para associados, é de 2.450 reais ou 285 reais por módulo. Já para estudantes, o valor é de 2.720 reais ou 315 reais por módulo.

28. Programa Impulsiona

A plataforma, idealizada pelo Senai do Paraná em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, contempla projetos de inovação aberta nas áreas de tecnologia da informação, estruturas de concreto, instalação de sistema solar e o uso de resinas naturais como adesivos. As inscrições, gratuitas, vão até o dia 31 de julho. Mais informações pelo telefone (41) 3271-7563 ou pelo e-mail laura.padilha@fiepr.org.br.

29. Red Bull Amaphiko

De 16 de julho a 28 de agosto, estão abertas as inscrições para jovens inovadores sociais que queiram inscrever seus projetos na plataforma idealizada pela Red Bull. Os participantes terão, por um ano e meio, acompanhamento de especialistas em temas como assuntos jurídicos, captação de recursos e comunicação. Os eventos presenciais serão em São Paulo e as inscrições são gratuitas. Mais informações no site.

30. Seminário de Competitividade nas Indústrias de Confecção

Organizado pelo Sebrae de São Paulo e realizado na região de Pirituba, o evento pretende orientar micro e pequenas empresas da zona norte em como investir em ações inovadoras e passar com mais tranquilidade pelo momento de crise econômica. O seminário ocorre no dia 4 de agosto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (11) 3903-8898 ou 0800 570 800.

31. Seminário Inovação 2015

O seminário promovido pela Amcham Salvador vai discutir como as empresas estão se adequando às novas formas de consumo, canais de comunicação e ferramentas tecnológicas, abordando cases de sucesso e ferramentas de inovação. Realizado pela Amcham, o evento acontece no dia 14 de agosto, em Salvador (Bahia). O valor é de 30 reais para associados e de 200 reais para não-associados. Informações e inscrições no site.

32. Seminário de Negociação

O evento, que ocorre em São Paulo no dia 13 de agosto, conta com especialistas e executivos, que vão discutir as melhores práticas para extrair o máximo desempenho em negociações e fortalecer as relações comerciais de longo prazo. Realizada pela Amcham, a atividade custa 300 reais para não-associados e é gratuita para associados. As inscrições podem ser feitas até as 12h da véspera; mais informações estão disponíveis no site.

33. Simpósio de Franquia de Moda e Cosméticos

Promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento acontece no dia 5 de agosto e irá reunir profissionais e especialistas dos segmentos de franquias de Moda e Cosméticos para debater as tendências, estilos, inovações e desafios destes mercados. O simpósio acontece em São Paulo e o custo é de 450 reais para não-associados e 300 reais para associados. Inscrições e informações estão no site.

34. Simpósio Mulheres do Franchising 2015

Também organizado pela ABF, o evento traz diversos casos bem sucedidos sobre as vantagens competitivas da diversidade na liderança. O simpósio ocorre no dia 19 de agosto, em São Paulo. O custo é de 250 reais para não-associados, 150 reais para acompanhantes de sócios e gratuito para estes. Inscrições e mais informações neste link.

35. Startup Farm Day - BH

O Startup Farm Day é um workshop intensivo, com um dia de duração. São quatro pilares: conteúdo, mentorias, networking e inovação. O evento ocorre no dia 15 de agosto, em Belo Horizonte (Minas Gerais). As inscrições podem ser feitaspor este link. Até o dia 4 de agosto, o ingresso sai por 80 reais. O custo passa para 120 reais no dia 11 e, depois, fica em 160 reais. 

36. Startup Weekend Londrina e Sertão

O Startup Weekend reúne empreendedores, desenvolvedores, designers e entusiastas para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups. No último dia de atividade, os times apresentam o que construíram e recebem feedbacks valiosos de jurados experts. As melhores startups recebem prêmios.

O evento ocorre entre os dias 14 e 16 de agosto em Londrina e as inscrições até 13 de agosto, pelo site. O custo é de 99 reais até o dia 4 ou de 140 reais após essa data. Já no período entre 21 e 23 de agosto, o Startup Weekend estará em Serra Talhada, em Pernambuco, com inscrições até o dia 10 de agosto, pelo site. O custo parte de 80 reais.

37. Sustainable Brands Rio

A conferência SB Rio é um encontro de lideranças empresariais que trabalham por meio da colaboração, do aprendizado e da troca de experiências. Alguns dos temas trabalhados serão "Como reorientar os negócios", "Como financiar a nova economia" e "Como inovar a sustentabilidade". O evento acontece de 25 a 27 de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo site e o custo é de 1.955 reais para inscrições feitas até hoje e 2.300 reais a partir de agosto. Os valores são para o passe completo.

38. Warmup GO

O Warm Up é o processo de pré-aceleração da Ventiur, que tem como principal objetivo ajudar a aprimorar ideias, transformando-as em negócios rentáveis. O evento conta com três workshops e um Demoday, no qual as startups se apresentam a uma banca de investidores. O evento acontece na sede do Sebrae de Goiânia, em Goiás, e o custo da inscrição é de 500 reais. As inscrições deverão ser feitas através do Fundacity até o dia 14 de agosto. Os workshops começam em setembro.

39. Workshop do PINK Mother: Empodere seu empreendimento!

O workshop, que é organizado pelo blog Empreendedorismo Rosa, acontece em Curitiba, no Paraná. Alguns dos temas trabalhados serão "Organize e controle suas finanças empreendedoras" e "Construa um relacionamento de sucesso com seu cliente". O evento irá acontecer no dia 22 de agosto e até este dia será possível se inscrever para o workshop nos telefones (11) 9 5988-0374 e (41) 9928-1238 ou no e-mail contato@empreendedorismorosa.com.br. O custo é de 250 reais.

40. Workshop Sales Thinking Mulheres Goiânia

O curso para empreendedoras é ministrado pela especialista em marketing e gestão de vendas Talita Lombardi. Alguns dos temas trabalhados serão vendas, parcerias estratégicas, dicas do mundo corporativo e marketing digital. A aula acontece no dia 22 de agosto e o custo é de 250 reais. A inscrição pode ser feitapor este link.