Cidadeverde.com

Reduzindo a conta de luz das empresas

Com os aumentos nas tarifas de energia e a crise financeira, recessão que atinge o setor produtivo em todo o país, buscar alternativas de reduzir a conta de luz no final do mês, é medida que se impõe e, em alguns casos, representa a sobrevivência do próprio negócio.

Já existe no mercado empresas de consultoria especializadas no planejamento e execução de medidas visando diminuir o consumo de energia e, como forma remuneratória, recebem uma porcentagem da economia empreendida.

Boa parte dessas empresas são remuneradas pela performance, ou seja, quanto maior a economia que conseguem, maior sua percentagem de retorno.

Além das preocupações costumeiras com a carga tributária, pagamento de fornecedores e melhoria de bens e serviços ofertados, a saúde financeira da empresa passa também pela otimização do consumo de energia elétrica e a melhoria da eficiência energética.

Empresas não podem ignorar que é possível – com planejamento - produzir mais com menos energia. Técnicas e metodologia já estão disponíveis que possibilitam a redução e otimização do consumo de energia em até 35% quando identificados e adequados os fatores relacionados a qualidade da energia e ao dimensionamento de equipamentos.