Cidadeverde.com

Novo ranking dos estados mais competitivos do Brasil

O Centro de Liderança Pública – CLP e a consultoria Tendências em parceria com a Economist Intelligence Unit (do mesmo grupo da revista inglesa The Economist), publicaram agora (03/01), o ranking de Competitividade dos Estados. O objetivo da lista é fornecer informações relevantes para gestores públicos, investidores e, é claro, para o cidadão/eleitor. Em síntese, são propósitos do ranking: Indigitar para as empresas as potencialidades econômicas de cada região, onde são oferecidas as melhores condições para fazer negócios; quais são as administrações públicas que – de fato – ofertam serviços públicos de qualidade e fornecer ao cidadão-eleitor elementos de avaliarem gestores públicos. Mais de 63 indicadores foram analisados (infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação, dentre outros).

Infelizmente, no cômputo geral, o Piauí figurou em 20º lugar, perdendo, por exemplo, para Maranhão, Roraima, Rondônia, Amapá, Amazonas e Tocantins. Os dados estão disponíveis no site www.rankingdecompetitividade.org.br.

Ainda temos um longo caminho a percorrer para atrair empresas e retê-las e, também, para oferecer serviços públicos de qualidade para a população.