Cidadeverde.com

Tudo sobre como respeitar a “Lei da Empresa Limpa”

A legislação brasileira, no esteio da internacional, tem incentivado as empresas a estruturar programa de integridade corporativa e compliance. As empresas piauienses, portanto, não podem perder mais tempo, é hora de implantar seus sistemas de conformidade. Adiante algumas dicas de como criar este núcleo no seu negócio.    

A Controladoria Geral da União – CGU (www.cgu.ogr.br) e o SEBRAE, disponibilizam um guia de Programa de Integridade, o conteúdo da publicação tem por objetivo esclarecer o conceito de Programa de Integridade em consonância com a Lei nº 12.846/2013 e suas regulamentações e apresentar diretrizes que possam auxiliar as empresas a construir ou aperfeiçoar programa dessa natureza.

No site do Instituto Compliance Brasil (http://compliancebrasil.org), você encontrará, também, amplo debate sobre o tema através de comissões de estudo, artigos e notícias.

O ICIC - Instituto de Compliance e Integridade Corporativa, criado em 2009 por especialistas em compliance e integridade corporativa, associação civil sem fins lucrativos voltada ao estudo e difusão das melhores práticas e da efetividade da função de compliance, a fim de garantir a integridade corporativa. Entre outra atividades – working groups (compliance efetivo: melhores práticas; criminal compliance; compliance advocay taskforce). Fóruns: anticorrupção para a Administração Pública; Compliance Público Privado). www.complianceicic.org.br

O Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial – IBDEE,  entidade sem fins lucrativos com o objetivo de refletir o Direito como meio de contribuir para a integridade dos negócios e com a adequada relação dos empresários com o poder público, no sentido de um maior comprometimento ético dos agentes empresariais e políticos, ao mesmo tempo em que se incentiva o desenvolvimento econômico sustentável. Mas informações basta acessar www.ibdee.org.br.

O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização sem fins lucrativos, é a principal referência do Brasil para o desenvolvimento das melhores práticas de Governança Corporativa. O IBGC promove palestras, fóruns, conferências, treinamentos e networking entre profissionais, além de produzir publicações e pesquisas. Saiba mais em www.ibgc.org.br

A LEC, Ethics, and Compliance é a primeira empresa brasileira focada na divulgação e promoção do conhecimento em Compliance, risco, fraudes, direito e ética.

Fundada em 2012 em meio às discussões sobre o Projeto de Lei 6826/2012 (hoje Lei Brasileira Anticorrupção – Lei 12.846/14), a LEC foi a primeira revista na América Latina a oferecer conteúdo em português sobre o tema e iniciar as discussões em âmbito local com profissionais renomados do setor.

Além de produzir conteúdo, a LEC, acreditando no crescimento do mercado, também investiu na promoção do relacionamento entre os profissionais e criou, em 2012, o chamado “Compliance Day”, evento itinerante que percorre diversos estados brasileiros abordando temas atuais e essenciais sobre compliance.

Em 2013, a LEC lançou o Congresso Internacional de Compliance, que se tornou rapidamente o maior da América Latina em termos de público, Neste mesmo ano, foi criado o Curso Preparatório de Compliance, considerado pelos profissionais da área como o melhor e o mais completo, justamente por seu approach prático diferenciado, que permite aos alunos absorverem rapidamente o conteúdo ministrado e aplicá-lo no seu dia a dia profissional, seja na condição de prestador ou tomador de serviços. O corpo docente conta com os melhores profissionais do mercado de Compliance e a metodologia utilizada baseia-se nas melhores práticas internacionais de Compliance. (http://www.lecnews.com)