Cidadeverde.com

Mediador para investidores estrangeiros

"Ombudsman de Investimentos Estrangeiros", é inovação visando fomentar, atrair e - não menos importante - reter investimentos de empresas de fora no país. Constitui mudança de paradigma no relacionamento entre governo e investidores estrangeiros. Na aridez de ideias para tirar o Brasil da estagnação econômica, precisamos apoiar medidas deste jaez.

O governo federal estuda instituir a figura do mediador para investidores estrangeiros que funcionará como uma ponte ligando empresas e administração pública. Seu papel é colher informações de qualidade e, quando preciso, fazer a defesa das empresas (por exemplo, se for necessário alterar ou introduzir legislação atinente a atividade econômica do investidor ou até mesmo indigitar uma política pública para o setor).

A institucionalização do ombudsman independente qualifica a política de investimentos e melhora a governança. No momento em que o país perde a confiança para atrair capital estrangeiro, institucionalizar o ombudsman é agenda positiva que pode, sim, ajudar na retomada do crescimento.