Cidadeverde.com

SBPC Piauí: faça parte!!!

No mundo inteiro existem sociedades voltadas para incentivar o desenvolvimento das ciências. No Brasil existem várias sociedades que congregam especialistas nas suas respectivas ciências, agregando pesquisadores, estudantes e entusiastas visando propagar e incentivar a ciência de uma forma geral.

Estas sociedades têm papel preponderante no crescimento das áreas que representam porque são foros nos quais os cientistas reúnem-se para debater e dar encaminhamentos para o segmento científico correspondente. Estas sociedades vivem da contribuição dos seus participantes e muitas vezes tem papel destacado na defesa de políticas voltadas para o desenvolvimento e financiamento das ciências. Destacam-se por serem pontos de apoio aos cientistas e o seu braço político, que ajuda as entidades governamentais a planejar e a fomentar os respectivos segmentos e com isso prover o desenvolvimento das áreas que representam.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma das instituições mais antigas e mais abrangentes do Brasil. Fundada em 1948, a SBPC é famosa por aglutinas cientistas de várias áreas e correntes de pensamento. Possui sócios espalhados em todo o Brasil e em alguns lugares apresenta representações organizadas. O Piauí possuía representação, mas num dado momento perdeu um pouco da sua articulação. Atualmente há um conjunto de pesquisadores, sócios da SBPC que se reúnem para reabrir a entidade em nosso Estado. Vejamos o texto dos professores que estão arregimentando sócios e ex-sócios para voltarem às fileiras da entidade, permitindo sua reabertura no Piauí.

“Olá, faço parte de um grupo que está tentando resgatar a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí. A SBPC é a maior entidade representante dos cientistas, mas infelizmente o Piauí estava sem representação institucional. Temos agora uma representação da SBPC no Piauí que está planejando um evento para o fim deste ano. Mas para que tenhamos a Secretaria Regional da SBPC no Piauí são necessários no mínimo 50 associados. São várias as vantagens da associação, mas a principal neste momento é o Piauí ter um espaço de interlocução. Será que você(s) pode se associar? Basta entrar neste link http://portal.sbpcnet.org.br/socios/associe-se/ e pagar a taxa, que fica mais em conta se você pertencer a uma associação já filiada à SBPC. Depois pode mandar seu contato para a professora Olivia Perez (Ciência Política/UFPI) pelo e-mail: [email protected] e telefone 86 998481582 que te incluiremos no grupo do WhatsApp dos associados”.

Se você é estudante de graduação ou da pós-graduação, professor universitário ou mesmo professor da educação básica, ou se não é nada disso, mas é um entusiasta da Ciência não perca esta oportunidade. A abertura da representação no nosso Estado possibilitará a execução de eventos e uma maior aproximação da ciência com nossa comunidade. Participe!!!

Até o próximo post...

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais