Cidadeverde.com

Nossa vida é comandada por Algoritmos

Você já deve ter passado pela estranha experiência de ter pesquisado sobre um produto na internet, por exemplo, e todas as vezes que abre uma rede social, aparece alguma coisa sobre aquele produto que você pesquisou. Estranho isso, não?

Na verdade, quando você faz uma pesquisa, principalmente visando comprar alguma coisa, existem algoritmos que capturam aquele seu interesse e em todas as oportunidades que podem exibem novamente o resultado daquela sua busca. Mas o que são os algoritmos. Algoritmo é definido como o conjunto de passos ou ações que devemos adotar para realizar uma determinada ação.

Se preciso ir ao médico, por exemplo, 1) devo fazer uma pesquisa de qual especialidade devo procurar; 2) quais são os profissionais que atendem naquela especialidade; 3) quais são os profissionais que atendem para o meu plano de saúde; 4) buscar um contato para marcar a consulta médica; 5) pesquisar o endereço de onde o profissional atende; 6) me dirigir ao local onde o médico atende. Estes seriam os passos básicos para conseguir o que estou precisando, a partir da premissa: preciso ir ao médico.

Os algoritmos são as unidades básicas de funcionamento dos programas de computação. Todo programa de computação, por mais simples que seja, depende de um conjunto de passos para, a partir daí, tentar resolver um problema. Depois de construído, o algoritmo é “traduzido” para uma linguagem que o computador consiga entender. Daí para a frente a máquina toma de conta.

Vivemos em um mundo em franca transformação e boa parte do que precisamos fazer hoje pode contar com ajuda de um computador e de todo o conjunto de instruções capazes de fazer com que este computador trabalhe. O vídeo a seguir traz breves entrevistas com cientistas que falam sobre o papel dos algoritmos nas nossas vidas.

Na atualidade existem sistemas que conseguem capturar nossas necessidades ou nossa curiosidade sobre um determinado produto, por isso muitas pessoas já estão evitando falar próximo de seus computadores ou deixar a câmera de seu notebook descoberta. Verdade ou mentira, pelo sim ou pelo não, já tem muita gente desconfiada de que existem algoritmos que espionam nossas preferências para fins absolutamente comerciais. Não se deve duvidar de muitas coisas.

Até o próximo post...