Cidadeverde.com

Ciência Viva faz aniversário!!!

Há um ano atrás eu inaugurava um novo meio de se falar sobre Ciência, Tecnologia, Educação e Meio Ambiente: em 14 de julho estreávamos com a primeira publicação no Blog Ciência Viva no Portal Cidade Verde.

Sempre gostei muito de conversar e escrever. Casado com uma jornalista e professor há mais de trinta anos, a ideia de escrever semanalmente sobre temas científicos me pareceu um dos grandes e inexoráveis desafios. Fiz desta tarefa mais uma nas minhas dezenas de atribuições.

O desenvolvimento de qualquer atividade passa, sobretudo, pelo apoio que se tem. E neste particular fui um privilegiado. Minha rede de contatos no meio científico me permitiu a obtenção de vários “furos” jornalísticos, sempre apoiados pelo Portal Cidade Verde, capitaneado pela jornalista Yala Sena e pelas jornalistas Jordana Cury e Caroline Oliveira, principalmente.

A ideia de divulgar para o público leitor do Blog sobre as pesquisas que se desenvolvem aqui no nosso Estado e de trazer para o cidadão comum o que se produz em termos de ciência nas diferentes partes do mundo, animaram minhas leituras avulsas de periódicos científicos como a Nature e a Science, dois veículos constantemente citados na coluna, além de periódicos nacionais que trazem temas relacionados às pesquisas em universidades brasileiras como a Pesquisa FAPESP e boletins diários ou semanais de grandes universidades e instituições de pesquisa.

O maior compromisso que tenho, no entanto, é com um grupo já considerável de leitores. Alunos, ex-alunos, colegas professores, amigos, parentes, enfim, já tem muita gente lendo o Ciência Viva. Alguns posts atingiram cifras consideráveis, ultrapassando 4 mil visualizações! O que é considerado muito bom para uma página que divulga material científico. O número de leitores já supera o número de dedos que tenho nas mãos!!!

O mais interessante disso tudo é saber que os textos do Ciência Viva já foram utilizados, inclusive, em materiais didáticos de escolas. Dia destes um colega me mandou por uma rede social a foto de uma prova de uma escola da zona norte de Teresina que usou a parte de um texto publicado em uma questão. É a prova cabal de que o que estamos fazendo está sendo útil. Outro dia uma colega professora universitária no Maranhão me disse que uns colegas discutiam um tema da área de Física com o texto impresso do Ciência Viva nas mãos. Isto para mim é o mais importante.

Seguimos com esta ideia de continuar informando a todos. O Ciência Viva continua sendo atualizado semanalmente, agora às quartas e domingos.

Um grande abraço e os meus sinceros agradecimentos aos leitores do Blog.

Vamos em frente e até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais