Cidadeverde.com

Os 100 anos do eclipse que mudou a compreensão da Física

Nos tempos sombrios de hoje onde os gurus sem eira e nem beira duvidam até que a Terra é esférica, a comemoração do dia 29 de maio último foi considerada, por mim, um alento para as futuras gerações. Para quem não sabe, nesta data foi comemorado o centenário do Eclipse Solar que serviu para confirmar a teoria da relatividade de Einstein.

Segundo esta teoria o binômio espaço-tempo forma uma espécie de tecido maleável que pode sofrer alterações em função do tamanho e peso dos corpos celestes. Um vídeo do Discovery Channel pode mostrar de modo didático o que Einstein comprovou por meio de cálculos publicados em 1916. Veja o video:

Com a aproximação deste eclipse solar a Sociedade Real Astronômica da Inglaterra organizou duas expedições que pudessem, durante o eclipse, tentar comprovar a teoria de Einstein. Uma expedição foi direcionada para Ilha do Príncipe no Arquipélago de São Tomé e Príncipe no Golfo da Guiné, África e a outra direcionada para Sobral no Ceará. A expedição da Ilha do Príncipe deu com os burros n’água porque caiu uma chuva torrencial no horário do eclipse. No ano passado eu já tinha até contado esta história. Veja aqui.

Em Sobral, embora tenha amanhecido nublado, foi possível a comissão de cientistas fazer medições do magnetismo terrestre e da eletricidade atmosférica e contemplar por cinco minutos e 13 segundos o eclipse que teve início perto das 9h da manhã. O feito ocorreu no dia 29 de maio de 1919 e foi comandado pelo físico brasileiro Henrique Morize, diretor do Observatório Nacional e pelos ingleses Andrew Crommelin e Charles Davidson.

Henrique Morize, diretor do Observatório Nacional que comandou a equipe de pesquisadores que vieram a Sobral para acompanhar o eclipse. Fonte: Wikipedia.

As fotos do feito e as discussões culminaram com o anúncio de que a Teoria de Einstein suplantara a teoria do britânico Isaac Newton, como se pode ver em um anúncio da imprensa britânica da época.

Anúncio de jornal britânico após a comprovação da Teoria de Einstein. Fonte: Canaltech.

Para brindar a descoberta Einstein, em agradecimento, disse: “O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil”.

Nesta semana que passou as comemorações em Sobral (CE) foram intensas, inclusive com a reinauguração do Museu do Eclipse pela Prefeitura da cidade.

Boa semana para todos(as).