Cidadeverde.com

Dona Aranha e seu “Aranho”: proibido para menores!

Numa semana em que algumas notícias de machismo extremo povoam nossas timelines, como no caso do estudante que esmurrou a árbitro de futebol porque tomou um cartão vermelho, em um torneio realizado na cidade de Parnaíba (veja matéria aqui) e que um dos "craques" da seleção brasileira de futebol expôs fotos íntimas e diálogos de uma mulher, ainda que para se defender de uma acusação de estupro (veja matéria aqui), a página da National Geographic postou um vídeo muito interessante onde machos de espécies de aranha amarram as fêmeas após a relação sexual. Calma!!! Não é caso de estupro!

Explico. Em grande parte das espécies de aranhas ocorre um fenômeno chamado Canibalismo. O macho, após a cópula, ou ainda durante o ato, passa a ser devorado pela fêmea. Como visto por muitos cientistas, na maioria das espécies isto é considerado como ato altruísta do macho, que literalmente dá sua vida para perpetuar seus genes através dos seus filhotes. Outros pesquisadores defendem que, na verdade é uma estratégia egoísta, porque ao entreter a fêmea deixando-a que o devore garante que seus genes se perpetuem através dos seus descendentes.

O macho amarra a fêmea para não ser devorado. Fonte: National Geographic.

Pelo sim, pelo não, a espécie demonstrada no vídeo da National Geographic consegue copular e garantir filhotes e ainda, de quebra, sobreviver: amarra a fêmea com sua teia antes de copular. Os cientistas chamaram a teia de fios de seda de “véu de noiva”. Certamente que é um recurso evolutivo desta espécie, inclusive para poder diversificar a disseminação de seus genes, uma vez que pode gerar descendentes com outras fêmeas, o que não acontece com espécies como a viúva negra, por exemplo, que invariavelmente, se alimenta do seu macho.

Veja o vídeo aqui

É a natureza inventando das suas...

Boa semana para todos (as)

(A partir de informações colhidas no site da National Geographic)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais