Cidadeverde.com

De volta ao passado

Já escrevi algumas vezes sobre algumas das riquezas paleontológicas encontradas aqui em Teresina, no Parque da Floresta Fóssil, aqui mesmo em Teresina. Se quiser rever clique aqui e aqui.

Já expliquei também como as árvores da floresta fóssil ficaram preservadas ao longo do tempo. Veja aqui.

Na floresta fóssil, além dos fósseis de árvores primitivas, de um grupo muito próximo das atuais samambaias, o local resguarda também sinais de que um dia tivemos uma praia aqui na região de Teresina. Aí fico pensando no que passa nas cabeças dos incrédulos: praia em Teresina???

Quando Alfred Wegener propôs a teoria da Tectônica de Placas... Oi?!? Explico: no passado todos os continentes formavam uma única placa continental chamada de Pangeia. Voltando: quando Wegener propôs que todos os continentes estariam encaixados formando um continente gigante, muitos desacreditaram, embora as evidências fossem muito fortes e recaíssem especialmente pela conformação da costa leste do Brasil e a costa oeste do Continente Africano, por exemplo. Aliás já tínhamos falado também que descobertas feitas no interior do Maranhão apontavam para as evidências de que a Pangeia realmente existiu. Reveja aqui.

Levando em consideração que a floresta fóssil existiu por volta de 240 milhões de anos e, nesta época, todos os continentes formavam a Pangeia por estarem unidos, muito provavelmente a cidade de Teresina, onde a floresta ficava, localizava-se em proximidade com alguma região africana, certo? Certíssimo!!!

A novidade é que não precisa ser nenhum grande cientista para saber sobre isso. Um site que reúne o maior conjunto de dados sobre dinossauros de diferentes espécies na internet resolveu criar um aplicativo que mostra uma terra interativa, em relação ao passado. Veja que o ambiente do site é bem simples:

Fonte: dinosaurpictures.org.

Quer testar? Clique aqui. Coloque o nome da cidade que quer saber onde ficava e, em seguida, escolha quanto tempo quer recuar.

Se escolher Teresina e recuar para 50 milhões de anos vai ver que faz todo sentido existirem fósseis de praia no sítio da Floresta Fóssil de Teresina [o pontinho cor de rosa é Teresina].

Fonte: dinosaurpictures.org

Boa semana e até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais