Cidadeverde.com

Fundação lança farmácia para ajudar pacientes com câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais incide sobre as mulheres brasileiras. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer ( INCA) de 2018, 29,5% dos cânceres em mulheres são de mama, o que corresponde a 59.700 novos casos por ano. Só para efeito comparativo, o segundo tipo mais frequente é o de cólon e reto, com 18.980 casos/ano.

Para piorar o quadro, muitas mulheres não têm acesso ao tratamento preventivo adequado, o que leva a um diagnóstico tardio, agravando consideravelmente as chances de cura. Aqui no Piauí, a Fundação Maria Carvalho Santos realiza um trabalho voluntário para ajudar as mulheres piauienses tanto na descoberta precoce da doença quanto no tratamento e cuidado com as pacientes que já receberam o diagnóstico.

Hoje, a partir das 17h30, a Fundação irá realizar o lançamento do Outubro Rosa, movimento que ganhou corpo no mundo inteiro para alertar as mulheres sobre a necessidade da prevenção. Junto com o Outubro Rosa, a Fundação irá lançar também a Farmácia da Maria para ajudar aquelas pacientes que não têm condições financeiras de comprar os medicamentos prescritos no tratamento.

A farmácia funciona da seguinte maneira: as sobras de remédios de uma paciente, que ainda se encontram dentro da validade, são disponibilizadas na farmácia para que outras mulheres possam fazer uso dos mesmos. Uma corrente de solidariedade que liga mulheres unidas pela mesma dor, mas com diferentes condições financeiras. E a Fundação Maria Carvalho Santos é o elo entre essas duas realidades. O trabalho dos voluntários envolve ainda várias outras atividades, como o apoio moral às pacientes, recuperação da autoestima, encaminhamento para os exames e esclarecimento sobre a doença. Uma iniciativa que merece ser louvada e aplaudida.