Cidadeverde.com

Sexta-feira 13, com dinheiro no bolso

Começam hoje os saques do Fundo de Garantia  por Tempo de Serviço – FGTS – das contas ativas e inativas para quem tem poupança na Caixa Econômica Federal e faz aniversário de janeiro a abril. Aqui no Piauí. Como cada trabalhador pode sacar até R$ 500 por conta, a estimativa é de que aqui no Piauí 799.387 pessoas sejam beneficiadas com esse dinheiro, que soma R$ 259 milhões.

Evidentemente, não é o dinheiro que irá fazer deslanchar a economia, mas, certamente, trará uma boa contribuição, já que parte dele vai para o consumo, fazendo circular a moeda no comércio lojista, e parte vai para pagamento de dívidas. No segundo caso, ao limpar o nome no Serasa, os consumidores voltam a ter crédito para poderem tomar empréstimos ou consumir produtos de bens duráveis lá na frente. De qualquer forma, ajuda.

No próximo mês, os trabalhadores serão chamados a optar se desejam, ou não, aderir ao saque aniversário a partir do próximo ano. Em caso afirmativo, eles deixarão de ter a reserva financeira para ser usada em caso de demissão sem justa causa ou para compra de um imóvel, por exemplo. Os saques passariam a ser anuais, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador, e seguindo a uma tabela de percentuais que variam conforme o saldo disponível.

Muitos ainda estão indecisos, mas o que os economistas recomendam é que a pessoa avalie qual seu projeto. Se há risco de ser demitido ou se tem a intenção de comprar a casa própria, melhor deixar o dinheiro guardado para ter um colchão de reserva a ser usado em uma necessidade. Caso contrário, o trabalhador pode sacar anualmente para realizar pequenos sonhos ou mesmo para aplicar em um investimento mais lucrativo que o próprio FGTS.