Cidadeverde.com

IFPI comemora 110 anos de formação profissional

O Instituto Federal do Piauí está contemplando 110 de formação profissional de jovens em busca de qualificação para uma vaga no mercado de trabalho. Ao longo de mais de um século, a instituição, antes conhecida como Escola Técnica Federal do Piauí, se notabilizou pelo bom desempenho no ensino.

Atualmente, com a expansão dos serviços, o IFPI conta com 190 cursos técnicos, mas também com 52 cursos de graduação, 27 especializações lato sensu e quatro mestrados, nas vinte unidades distribuídas em 18 municípios. Dos seus campi saem pesquisas de alta relevância com aplicação prática nas mais diversas áreas, como engenharia de materiais, informática, tecnologia do tecido, alimentação, entre outras.

Mesmo com a restrição orçamentária que vem sofrendo, a exemplo do que acontece com as demais instituições de ensino federal, o IFPI consegue manter um alto nível de ensino, que pode ser comprovado pelo constante envio de alunos para participarem de olimpíadas internacionais de conhecimento. A cidade de Acauã, que ficou conhecida nacionalmente como símbolo do Programa Fome Zero, agora começa a ser lembrada pelo desempenho no conhecimento. O estudante Ednaldo Sousa, natural de Acuã que estuda no campus da cidade vizinha, participou, em agosto deste ano, da 13th International Earth Science Olympiad, na Coreia.

E, no próximo mês de novembro, seis alunos e um professor do campus de Angical estão de viagem marcada para a China para participarem de um campeonato internacional de matemática, o World Mathematics Team Championship, uma das mais importantes competições do gênero no mundo. Alguma dúvida de que a educação transforma vidas