Cidadeverde.com

Como prevenir o câncer de mama

Outubro chegou trazendo junto a simbologia da cor rosa para lembrar a importância da prevenção ao câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.  De acordo com os dados do INCA ( Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é responsável por 29% de todos os tipos da doença registrados no país a cada ano. Números tão altos acabam aumentando a estatística por mortes que, ainda segundo o INCA, atingiram 16.927 mulheres em 2017.

Daí a importância da prevenção, que pode resultar no diagnóstico precoce, aumentando sobremaneira as chances de cura. A realização do exame de mamografia é indispensável para detectar os primeiros sinais da doença. Este é um direito das mulheres que não pode ser negligenciado, embora o aparelho para a realização do exame não exista em boa parte dos municípios piauienses.

A boa notícia é que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos simples, como:

- atividade física regular;

-alimentação saudável;

-manutenção do peso dentro do previsto;

-amamentação;

-evitar consumo de bebidas alcoólicas;

-evitar o consumo de hormônios sintéticos.

A campanha Outubro Rosa será marcada em Teresina com uma caminhada, neste domingo, a partir das 7h, com largada na Ponte Estaiada, uma iniciativa da Fundação Maria Carvalho Santos.