Cidadeverde.com

Sustentabilidade é o tema da Semana de Ciência na UFPI

No ano em que a educação e a pesquisa sofreram tantos reveses com cortes no orçamento federal, a Universidade Federal do Piauí ainda encontrou fôlego para celebrar o Dia da Ciência, na próxima quarta-feira, dia 23. Na verdade, a comemoração não se limita a um dia apenas, mas será realizada de 23 a 25 de outubro. Trata-se da 16ª Edição da Semana Nacional  de Ciência e Tecnologia.

Na quarta-feira, haverá o dia D da Ciência, com atividades de 10h às 22h no Shopping Rio Poty. O tema é: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, uma janela para discutir assuntos atuais e extremamente pertinentes, como bioeconomia e mudanças climáticas, segurança alimentar e nutricional, pesquisas que podem melhorar a segurança hídrica e energética, entre outros. Nos dias 24 e 25, as atividades se concentram no campus da UFPI, onde acontecerão palestras, experimentos didáticos e científicos e oficinas para estudantes e sociedade, por meio da Visita Guiada.

A Semana é uma forma de a UFFPI prestar contas do trabalho que vem desenvolvendo na área de pesquisa e alertar a população sobre a importância do fomento à pesquisa para melhorar o meio em que vivemos e a qualidade de vida das pessoas. Mais de 70 trabalhos serão apresentados durante o evento.

Um dos destaques é a pesquisa na área de oncologia, coordenada pelo Professor Dr. João Marcelo de Castro e Sousa, que ressalta o trabalho de farmacologia e toxologia de produtos naturais e sintéticos, com foco nos  extratos naturais de plantas e substâncias sintéticas para avaliação no tratamento do câncer.

 O desenvolvimento de uma Nação passa, necessariamente, pela educação e pela ciência. Muitos países, como China e Israel, já perceberam que mais do que produzir mercadorias, é preciso investir nas mentes que pensam e pesquisam caminhos para o progresso. É bom saber que a Universidade Federal do Piauí resiste às pressões externas que negam a importância do conhecimento e insiste em continuar atuante, apesar de todas as limitações financeiras.