Cidadeverde.com

Semana decisiva para a economia

Esta é uma semana de grande significado para a economia  brasileira que, finalmente, começa a dar sinais de revitalização. A maior expectativa está voltada para o próximo dia 6, quarta-feira, quando haverá o mega leilão do pré-sal, de onde se espera uma considerável injeção de recursos, além de uma boa dose de otimismo.

O dinheiro oriundo desse leilão, além de irrigar os cofres do governo federal, também deve ser partilhado com os estados e municípios, ajudando a reduzir o déficit fiscal dos governos, afetado pelas contas da previdência.

Ainda esta semana, deve ser divulgado o novo IPCA, confirmando a tendência de queda da inflação, que acaba levando também à queda na taxa de juros. Essa combinação de inflação baixa e juros reduzidos ajuda a estimular o consumo, aquecendo a economia e propiciando a abertura de novas vagas no mercado de trabalho.

E, para completar, o governo deve encaminhar ao Congresso um pacote de medidas econômicas e reformas ( a exemplo da administrativa) para tornar o Estado brasileiro mais enxuto e mais viável. Tudo somado, é motivo para se pensar em respirar novamente e começar a sonhar com a recuperação dos níveis de emprego no país, devolvendo a esperança a milhares de trabalhadores que estão hoje sem ter como pagar suas contas.