Cidadeverde.com

Natal ilumina e revitaliza o centro de Teresina

Em várias cidades do Brasil e do mundo, o Natal tem um significado especial que se reflete nas ruas, com luzes coloridas, músicas, celebrações religiosas e encenações teatrais. Em alguns lugares, esse espetáculo se transforma em um importante atrativo turístico, além de aumentar a autoestima da população.

Teresina sempre foi carente desse tipo de manifestação, com uma ou outra decoração e apresentação isoladas. Lembramos de exemplos perdidos como a belíssima catedral montada pelo artista plástico Hostyano Machado no espaço entre as duas pistas da ponte Juscelino Kubitscheck ou a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina com o coral de mil vozes na escadaria da Igreja São Benedito.

Este ano, a Secretaria de Cultura do Estado teve a feliz ideia de recuperar o sentimento natalino em um movimento conjunto de revitalização do centro de Teresina. Ontem, o Museu do Piauí abriu as portas para  a abertura da exposição Anjos da Terra, com apresentações musicais e uma bonita ornamentação concebida pela artista Marília Brandão, com curadoria do professor Osvaldo Assunção.

Até o dia 21 de dezembro, uma série de atividades está programada para o centro da capital, com shows e iluminação especial. Na  próxima segunda-feira, às 18h30, uma exibição de mapping vai trazer luz e cor para a fachada da Igreja São Benedito. E, às 19h, um coral infantil irá se apresentar nas janelas do Theatro 4 de Setembro.

Todo o corredor da Avenida Antonino Freire receberá luzes coloridas, ligando a Igreja de São Benedito ao Complexo Cultural da Praça Pedro II. Durante esse período, que vai até o dia 21 de dezembro, as lojas do Centro Artesanal ficarão abertas à noite para receber o público. Uma iniciativa que merece os aplausos da população e o apelo para que não se restrinja apenas a este ano de 2019, mas que passe a ser uma política de cultura permanente.

Para ver a programação completa de Natal, acesse o link: https://www.pi.gov.br/noticias/natal-de-sonho-e-luz-sera-aberto-na-proxima-segunda-9/