Cidadeverde.com

Desconto no IPTU é mais um motivo para investir em energia solar

Além da redução no valor da conta de energia elétrica, os consumidores teresinenses terão agora mais um motivo para investir em energia fotovoltaica. A Prefeitura de Teresina elaborou um projeto para conceder desconto de até 20% no valor do IPTU ( Imposto Predial e Territorial Urbano) para quem instalar a energia solar ligada à rede da concessionária de energia. A ideia é incentivar o uso de energias renováveis. Como o sol é abundante em Teresina, nada melhor do que aproveitar a matéria prima natural que aqui incide com intensidade.

O desconto de 20% no valor anual do imposto é limitado ao máximo de R$ 1 mil e deve vigorar durante cinco anos, sem prorrogação. Para recorrer ao benefício, os contribuintes terão que comprovar que mais de 70% da energia consumida nos últimos seis meses anteriores à solicitação junto à Prefeitura foram geradas  a partir do sistema fotovoltaico.

Diante dos altos valores na conta de energia elétrica, a procura por esse tipo de energia limpa, e também mais barata, vem crescendo gradativamente. Como reação, as empresas distribuidoras de energia começaram a falar em uma taxação maior. Mas a Prefeitura resolveu apostar no incentivo aos consumidores que estão procurando por esse sistema. O meio ambiente agradece; e o bolso dos teresinenses, também.

Ao contrário dos combustíveis fósseis, a energia solar é uma forma limpa porque não produz resíduos poluentes e gases de efeito estufa. Com o seu uso de forma adequada, é possível reduzir entre 50% a 95% o valor da conta de luz mensal. Em Teresina, por causa das altíssimas temperaturas registradas especialmente no segundo semestre do ano, investir em energia solar é um bom negócio. Ainda mais agora, com direito a desconto do IPTU.