Cidadeverde.com

2020: Emoções em dobro

O ano está começando pra valer hoje, depois da ressaca do réveillon. E não é a toa que o número do ano vem dobrado. 2020 promete muitas emoções. Para os amantes do esporte, é ano de Olimpíadas, que, desta vez ,serão realizadas no Japão. O país prepara uma superprodução, com a impecável organização que caracteriza os japoneses.

Aqui no Brasil, teremos eleições municipais. E nem precisa dizer que este será o tema dominante de norte a sul do país. Aliás, o assunto já vem repercutindo desde o ano passado, com discussões e acordos para formação de chapas e lançamentos de candidaturas. Em Teresina, já há vários nomes postos à mesa, a exemplo do deputado Fábio Novo (PT), Georgiano Neto (PSD), Dr. Pessoa (PSD), Fábio Abreu (PL). O PSDB ainda não anunciou o nome que deve concorrer ao Palácio da Cidade, embora a bolsa de apostas esteja concentrada nos secretários de Educação, Kléber Montezuma, e da SEMDUH, Marco Antônio Ayres. O ex-prefeito Sílvio Mendes não descartou uma possível candidatura, tendo como companheiro de chapa o ex-senador João Vicente Claudino.

Na justiça, as atenções estarão voltadas para o Supremo Tribunal Federal que, mais uma vez, estarão no controle de decisões importantes para o país. O presidente do STF, Ministro Dias Toffoli, já anunciou que neste primeiro semestre o Tribunal deverá apreciar a revisão da delação premiada do empresário Joesley Batista, com desdobramentos imprevisíveis em alguns julgamentos da Lava-Jato. A operação, aliás, também pode ser abalada por causa do julgamento de imparcialidade do então juiz Sérgio Moro em vários processos, em função da revelação dos áudios divulgados pelo site Intercept.

Com uma agenda tão palpitante, espera-se que as desnecessárias polêmicas criadas pela polarização ideológica que tomou conta do Brasil não abafem a pauta que realmente importa para o crescimento do país, como a votação da reforma tributária, por exemplo. Que, a despeito das Olimpíadas e das eleições, nosso esporte e política favoritos sejam a promoção do desenvolvimento econômico e social da Nação.