Cidadeverde.com

Por que quero ser candidato a prefeito?

Desde o ano passado, muito se tem falado sobre nomes de possíveis candidatos à Prefeitura de Teresina, bem como de acordos e coligações com mais chances de ocupar o Palácio da Cidade. Pouco ou quase nada, porém, se assiste com relação ao principal: as carências da cidade e as soluções pensadas para resolvê-las.

Uma cidade grande como Teresina, com mais de 800 mil habitantes, naturalmente enfrenta muitos problemas. A  mobilidade urbana, o saneamento básico e a questão climática são três exemplos de áreas que merecem uma atenção especial. Sem falar na segurança pública, hoje o maior problema da capital, embora seja atribuição do Estado. Mas, indiscutivelmente, algumas ações no âmbito municipal podem ajudar a minimizar a insegurança, como a oferta de espaços de lazer e esporte e políticas públicas de inclusão social dos jovens.

Com o crescimento da frota de veículos, muitas vezes o deslocamento do cidadão dentro do espaço urbano torna-se lento e desgastante. Com isso, perde-se um tempo precioso de vida que poderia ser preenchido com trabalho, estudo, lazer ou o convívio familiar. A precariedade de saneamento e a escassez de galerias agravam os problemas de saúde e ainda comprometem o meio ambiente. E, por fim, o avanço indiscriminado do concreto sobre os espaços verdes agrava o clima já excessivamente seco e quente da cidade, contribuindo para elevar mais ainda as altas temperaturas que castigam o teresinense, especialmente no segundo semestre do ano.

Antes de procurarem conquistar os votos dos eleitores e a atenção da mídia, os pretensos candidatos precisam dizer primeiro porque desejam ser prefeito de Teresina e as ideias que têm para solucionar os seus problemas.