Cidadeverde.com

Desfile dos candidatos no bloco da eleição

O carnaval se aproxima e segue o baile dos pré-candidatos em busca de visibilidade e notoriedade. Os que já estão escolhidos pelos respectivos partidos seguem com desenvoltura pelas redes sociais e meios de comunicação, propagando suas ações – quando ocupantes de cargos públicos – ou história de vida. É do jogo. No entanto, eles só podem se apresentar oficialmente como candidatos depois das convenções partidárias, que acontecem de 20 de julho a 5 de agosto.

O MDB largou na frente e fez festa para apresentar seu pré-candidato, Dr. Pessoa, em movimentada reunião na sede do partido. O Secretário de Segurança Pública do Estado, Fábio Abreu, faz questão de mostrar pessoalmente cada prisão e conquista obtida pela polícia civil do Piauí. Fábio Novo, o nome do Partido dos Trabalhadores dá sequência ao trabalho de renovação dos espaços culturais do Piauí, com especial atenção para a capital, embora de forma mais discreta.

A situação mais delicada, sem dúvida, é dos que ainda batalham pela indicação do prefeito Firmino Filho para ser o indicado do Palácio da Cidade. O Prefeito estimulou vários nomes entre os seus secretários e os deixou soltos para ver como se saem na conquista da simpatia popular. Internamente, trabalha com pesquisas qualitativas para saber o que o eleitor teresinense espera do futuro prefeito.

Charles Silveira, presidente da Fundação Municipal de Saúde; Kléber Montezuma, secretário municipal de Educação; e Marco Antônio Ayres, da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, desdobram-se nas suas respectivas atividades, mostrando serviço e fazendo o corpo a corpo com os prováveis eleitores. Esforçam-se para ser o ungido que disputará o cargo de prefeito com o aval do atual ocupante da pasta.