Cidadeverde.com

Charles Silveira se despede da FMS

Hoje à noite, o professor Charles da Silveira participa da sua última solenidade à frente da Prefeitura de Teresina. O atual presidente da Fundação Municipal de Saúde entrega a reforma do Hospital do Dirceu às 19h desta segunda-feira, 9 de março, e amanhã mesmo entrega o cargo. É bem verdade que o Prof. Charles já havia anunciado a sua saída há algum tempo. No início do ano, perguntei ao então presidente da FMS se a saída dele tinha a ver com a decisão da escolha do futuro candidato a prefeito do Palácio da Cidade, no que ele respondeu que, independente de ser ou não escolhido, iria entregar o cargo.

O portal cidadeverde.com acabou antecipando a escolha do nome do Secretário Municipal de Educação, Kléber Montezuma, como o indicado do prefeito Firmino Filho. Ao longo dos últimos meses, o prefeito fez mistério o quanto pode sobre essa escolha e apontou vários secretários como possíveis indicados, estimulando-os a viabilizarem seus nomes.

Não se sabe até que ponto essa estratégia de incentivar uma eventual candidatura entre os colegas de administração gerou algum tipo de rusgas entre os que não foram escolhidos.  Fica sempre uma gota de desapontamento em quem estava se preparando para ser o escolhido e foi deixado para trás.

O desafio do prefeito agora é manter a equipe unida em torno do nome indicado para fortalecer a campanha do candidato do Palácio da Cidade. É verdade que não é a primeira vez que Firmino se vale dessa estratégia. Em 2004, ele usou do mesmo artifício até revelar que o candidato seria o então secretário Sílvio Mendes. Espera obter o mesmo desempenho agora em 2020.