Cidadeverde.com

Norte do Piauí em alerta por causa das chuvas

O Piauí depara com duas realidades de forte impacto que merecem ações sérias, rápidas e eficazes. Não bastasse a ameaça do novo coronavírus que se alastra em progressão geométrica pelo mundo, ainda há o problema das inundações no norte do Estado, com aumento da umidade e a concentração de pessoas em abrigos improvisados.

Cidades como Esperantina, Barras, Batalha, Luzilândia e agora também Picos estão enfrentando inundações.  O Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, emitido hoje de manhã, informou que em Barras, apesar do registro de leve redução, o nível do Rio Marathaoan está com cota 4,49m, enquanto a cota de inundação é de 4,20. No caso de Esperantina, a situação é mais delicada. A cidade é banhada pelo Rio Longá, que está em cota de 7,59m, com lâmina de inundação nesta manhã de 19cm. Em Picos, a água da chuva inundou várias ruas ( como na foto acima) e até mesmo o Hospital Regional.

A Barragem de Boa Esperança aumentou a vazão para 800m3 em função do grande volume de água acumulado no reservatório. Com isso, foi registrada elevação de 1,37m no nível do rio na cidade de Floriano. E a previsão é de que nas próximas 8 horas haja uma elevação próxima de 5,57cm, atingindo a cota de atenção definida para a estação.

Em Luzilândia, a situação também merece atenção. Lá, a cota atual do Rio Parnaíba é de 5,02m, 2cm acima da cota de alerta definida, que é de 5,00.  Até às 19h30, o nível do rio deve ficar em 5,07m. A mesma coisa acontece com o Rio Poty aqui em Teresina, que apresentou elevação de 1,15m nas últimas 6 horas, com previsão de chegar a valores próximos a 8,43m no final da tarde de hoje. Lembramos que a cota de atenção para esta época é de 8,00.

Hora, portanto, de as autoridades estaduais e municipais, assim como a população, unirem-se em um esforço coletivo para tentar minimizar os danos causados pela combinação de cheia e coronavírus. Ainda há gente, a essa altura, que não se deu conta da gravidade do problema. Para esses, é bom olhar para o que está acontecendo na Itália.