Cidadeverde.com

Prefeitura realiza testes por amostragem para saber o percentual de infectados em Teresina

A Prefeitura de Teresina iniciou a realização de testes para a covid-19 nas quatro zonas da cidade, por meio de uma amostra da população selecionada aleatoriamente por sexo e idade, conforme dados populacionais atualizados das Unidades Básicas de Saúde, para traçar o perfil epidemiológico da doença na capital, já que o número de testes encaminhado pelo Ministério da Saúde é muito pequeno, o que leva a uma subnotificação dos casos. Em razão da escassez dos testes, só os profissionais de saúde e os pacientes mais graves estão sendo testados.

Por isso, o Prefeito Firmino Filho decidiu fazer uma pesquisa por amostragem, usando os critérios normalmente estabelecidos em pesquisas eleitorais, para saber quais as regiões onde há maior concentração e qual o percentual aproximado de pessoas infectadas pelo vírus.

Ao todo, serão aplicados 900 testes rápidos, que serão aplicados em três etapas, com 300 testes para cada uma delas. O trabalho está dividido por equipes, sendo três na zona sul; três na zona norte; duas na zona leste; e duas na sudeste. Os resultados serão apresentados dia a dia e, ao final, teremos um relatório com os resultados totais. A pesquisa tem nível de significância de 95% e margem de erro de 3,27% para mais ou para menos.

Abaixo, está a lista dos profissionais autorizados - técnicos de nível superior identificados -  com as respectivas placas dos carros que estão sendo utilizados por esses profissionais para que a população possa confirmar a identidade do pesquisador.