Cidadeverde.com

IBGE pesquisa sobre a Covid e seus impactos no mercado de trabalho

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O IBGE está realizando em parceria com o Ministério da Saúde a pesquisa PNAD Covid, um trabalho que se estende a 193,6 mil domicílios de mais de 3 mil municípios brasileiros de todos os Estados.  O objetivo é quantificar a incidência da doença no país e os impactos da pandemia no mercado de trabalho. Aqui no Piauí estão sendo pesquisados, por telefone, 4.274 domicílios em 117 dos 224 municípios. O conteúdo da entrevista é totalmente sigiloso, segundo o Instituto.

No questionário, os pesquisadores perguntam se o entrevistado já apresentou os sintomas da covid-19, como tosse, febre, dificuldade para respirar, perda de olfato e de paladar ou fadiga. Em caso afirmativo, se procuraram algum tipo de atendimento médico ou se o tratamento foi feito em casa mesmo.

No caso de internação, a PNAD Covid procura saber se o paciente foi entubado ou fez uso de algum tipo de ventilação mecânica. Além disso, a população também está sendo pesquisada sobre como a pandemia está se refletindo no seu trabalho, se está sendo possível fazer o teletrabalho ou home office, os rendimentos obtidos pelas famílias, desemprego e outros pontos relacionados ao tema.

Os resultados da pesquisa têm previsão de divulgação semanal para o Brasil e para as grandes regiões. Já para as unidades da federação a divulgação será mensal. O calendário de divulgação ainda está em fase de elaboração pelo IBGE. As entrevistas duram, aproximadamente, 10 minutos e os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181, e informar nome, matrícula, RG ou CPF do entrevistador.