Cidadeverde.com

Diretor do Instituto de Doenças Tropicais é internado com Covid-19

Atualizada às 18h

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, José Noronha Vieira Júnior, está internado no Hospital São Paulo com Covid-19. O médico infectologista foi internado sexta-feira à tarde e passa bem. Ele está sendo monitorado e apresenta quadro estável, sem necessidade de ventilação mecânica. Dr. Noronha teve uma leve queda na saturação do oxigênio, mas não precisou ser entubado. Os médicos acreditam em uma boa evolução .

A infectologista Elna Amaral, diretora clínica do Natan Portela, assumiu interinamente a direção geral do hospital. Ela confirmou ao Cidadeverde.com que Dr Noronha precisou se afastar da unidade de saúde na semana retrasada após sentir sintomas da Covid-19,como febre. "Ele estava bem clinicamente, mas teve uma pequena alteração no exame e está internado em leito de UTI por precaução", informou Elna, ressaltando que José Noronha respira sem ajuda de aparelhos.

Dr. Noronha é infectologista e dirige o Hospital que é referência no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus. O médico também é coordenador do Centro de Operações de Emergência (COE) estadual e representa o Piauí no Comitê Científico do Nordeste, que define decisões de enfrentamento à Covid-19. 

Até ontem, segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde, havia 3.390 casos de Covid-19  no Estado.  

Não há registros seguros sobre o número de médicos já infectados com o novo  coronavírus no Piauí. Mas em todo o país, esse número vem crescendo e afastando profissionais que estão atendendo na linha de frente da pandemia.

.