Cidadeverde.com

Justiça dá prazo de 72h para Governo equipar o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela


Foto: arquivo/Cidadeverde.com

A justiça acatou o pedido do Ministério Público do Piauí e concedeu tutela provisória de urgência para que o Governo do Estado providencie, no prazo de 72 horas, a compra e instalação de equipamentos, bem como a contratação ou alocação de profissionais, para atuar no enfrentamento à pandemia da Covid-19, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela.

No despacho,  o juiz Aderson Antônio Brito Nogueira  acolheu o encaminhamento do grupo de Promotorias Integradas do Ministério Público para acompanhamento da Covid-19, que pede providências no sentido de dotar o hospital com estrutura mínima necessária para prestar um bom atendimento aos pacientes. O IDTNP é apontado como o hospital de referência no Estado para atendimento aos pacientes vítimas do novo coronavírus.

A decisão determina, entre outras coisas, a implementação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, já habilitados pelo Ministério da Saúde, a aquisição e instalação de dois aparelhos de Raios X portáteis para leitos de UTI – o hospital só dispõe atualmente de um aparelho, que está necessitando de assistência técnica – e, ainda, adequações para instalação do tomógrafo computadorizado já existente no local e contratação ou alocação de pessoal qualificado para trabalhar com Covid-19, a fim de completar o quadro de escalas do hospital.

O documento foi assinado pelo juiz no último sábado. Portanto, vence hoje o prazo determinado pela justiça para que o Estado atenda a determinação de melhorias no hospital.