Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária elabora 23 protocolos de segurança para retomada das atividades

O governo do Estado, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária, está elaborando 23 protocolos específicos para os diferentes setores comerciais que terão o retorno de suas atividades autorizadas nos próximos dias, com data ainda a ser definida. Até o momento, já foram finalizados dez protocolos e os demais estão sendo elaborados em conjunto com as empresas e os trabalhadores. Até o final desta semana  todos eles já devem estar prontos, segundo o Secretário de Planejamento do Estado, Antônio Neto.

Os planos fazem parte do Pacto de Retomada Organizada – o Pró Piauí -  que estabelece um retorno gradual da economia, dentro de medidas que contenham o avanço do novo coronavírus. Cada empresa terá que elaborar o seu plano de segurança sanitária, obedecendo a  dois modelos recomendados: o ampliado, para empresas com vinte ou mais empregados; e o simplificado, para empresas que empreguem até 19 trabalhadores. A Vigilância Sanitária se encarregará de acompanhar  e fiscalizar o cumprimento desses planos.

Os primeiros setores a retomarem as atividades são o da construção civil, de serviços médicos e automobilístico. Todos já devidamente regulamentados pelas normas de contenção da Covid-19. O Governador Welllington Dias tem dito repetidas vezes que a volta das atividades é baseada 70% com base em critérios de saúde e 30%, de economia.

A curva de crescimento de novos casos da doença já começa a desacelerar, o que sugere que, provavelmente, até o final deste mês, a economia volte a funcionar gradativamente. A segunda parte do plano ficará por conta da população, que deve fazer a sua parte, saindo de casa somente para o essencial, respeitando o distanciamento necessário, fazendo uso das máscaras de proteção e cumprindo todas as normas de higiene pessoal. É bom lembrar que o vírus não deixará de circular por decreto e que a responsabilidade de mantê-lo sob controle é de todos os cidadãos.