Cidadeverde.com

Novo decreto municipal amplia horário de atendimento nas clínicas de saúde

A Prefeitura de Teresina publicou um novo decreto ampliando o horário de funcionamento das clínicas e ambulatórios que prestam atendimento médico na capital. A partir de agora, eles estão autorizados a funcionar de segunda a quinta-feira, no horário de meio dia até às 18h. A ampliação do horário atende a uma solicitação do Conselho Regional de Medicina para melhorar o atendimento médico à população.

Desde maio, estavam autorizadas a funcionar atendimentos clínicos ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência em qualquer especialidade médica. Mas a preocupação com os atendimentos de pacientes crônicos que necessitam de acompanhamento médico constante aumentou. Afinal, já são três meses de isolamento e pacientes cardíacos, renais, entre outras especialidades, costumam fazer avaliações periódicas.

Mesmo com a ampliação autorizada no último decreto, no entanto, ainda persiste uma reclamação. Ao limitar o horário de funcionamento apenas ao turno da tarde, o decreto prejudica aqueles pacientes que necessitam realizar exames em jejum e que, na sequência do exame, já são atendidos por seus médicos para fazer uma só viagem ao centro de saúde.

Saúde é um setor essencial, ainda mais em tempo de pandemia, quando o  a apreensão pelo momento, somada ao sedentarismo e ao maior consumo calórico, pode trazer consequências ruins ao organismo como aumento na taxa de glicemia, do colesterol, além de estresse mental.