Cidadeverde.com

Abertas as inscrições para Olimpíada Nacional de Ciências

Uma pandemia como a que o mundo está vivendo atualmente torna ainda mais evidente a importância da ciência. No momento, todas as atenções estão voltadas para os pesquisadores que estão em busca da vacina contra a Covid-19. E é justamente para estimular a ciência e suas descobertas que é realizada anualmente a Olimpíada Nacional de Ciência.

As inscrições para a edição deste ano estão abertas até o dia 4 de julho e podem ser feitas pelo site da ONC ( onciencias.org ). A olimpíada é destinada a alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental, das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e, ainda, da 4ª série do Ensino Técnico.

A primeira etapa de provas será virtual. A ONC está desenvolvendo um sistema digital de aplicação de provas, por meio do qual os alunos poderão fazer os testes em um computador, tablet ou mesmo um smartphone, desde que conectados à internet. A segunda fase será presencial.

Os quesitos são elaborados por instituições que compõem a ONC, como o Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física, Departamento de História da Unicamp e Associação Brasileira de Química.

Um incentivo importantíssimo para despertar nos alunos, desde cedo, o gosto pela pesquisa científica, capaz de encontrar soluções para problemas tão complexos como uma pandemia, por exemplo.