Cidadeverde.com

Novo remédio contra Covid-19 é obtido a partir de espécie do fundo do mar

Que o oceano é um universo rico em biodiversidade ninguém duvida. A novidade é que pode estar lá, no fundo do mar, uma das soluções para enfrentar a Covid-19. A empresa espanhola PharmaMar está desenvolvendo um tratamento para a doença originado dos pepinos-do-mar, uma espécie marinha que está sendo pesquisada.

Os estudos estão relativamente adiantados. A empresa Boryung Pharmaceutical, uma licenciada da PharmaMar na Coreia do Sul, apresentou resultados positivos com os estudos in vitro da plitidepsina, composto químico conhecido comercialmente como Aplidin.

De acordo com a empresa, os estudos realizados até agora demonstram que trata-se de um antiviral com resposta 80 vezes melhor que o Remdesivir, o medicamento que vem sendo apresentado como um dos que apresentam bons resultados no tratamento da Covid-19. Agora, a empresa sul coreana vai começar o ensaio clínico.

Os pesquisadores da PharmaMar acreditam que “com estes resultados, pode-se esperar uma redução na progressão da doença nos pacientes hospitalizados com pneumonia decorrente da Covid-19”. A fase 2 está sendo conduzida com pacientes hospitalizados em Madri, na Espanha.

Na verdade, há um esforço global para tentar descobrir a vacina e tratamentos eficazes para combater a doença que, como em um filme de ficção, paralisou o planeta, trazendo uma onda de dor, medo e paralisia.