Cidadeverde.com

Fadex implanta mini franquias de produção de azeite extra virgem

 

Um projeto realizado em parceria entre a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino , Extensão e Inovação (Fadex) e a empresa Babcoall está incentivando a extração do coco babaçu e a produção de azeite extra virgem fabricado a partir dessa matéria prima. O babaçu é uma palmeira muito encontrada nessa região do meio norte do Brasil. Mas seu aproveitamento costuma ser feito de forma bastante amadora por pequenos agricultores rurais.

O projeto disponibiliza mini franquias, composta por uma estrutura metálica – uma espécie de container – e os equipamentos para a produção do azeite extra virgem e a separação das demais partes do coco babaçu para o uso em diversos produtos, inclusive cosméticos.

Três franquias como essa já foram distribuídas em Teresina, uma delas para a Comunidade Terapêutica Fazenda da Paz – Unidade Feminina. Outras três estão sendo confeccionadas em uma metalúrgica.

Com isso, esses pequenos trabalhadores recebem apoio material, além do conhecimento técnico, para trabalharem em uma cadeia produtiva que ainda é explorada de forma bastante primitiva.