Cidadeverde.com

Vacina contra Covid-19 deve ser entregue ainda este ano, a preço de custo

A Biofarmacêutica AstraZeneca traz uma das notícias mais animadoras e esperadas no mundo inteiro. A empresa, que desenvolve a vacina contra a Covid-19 em parceria com a Universidade de Oxford, anunciou que deverá entregar o produto antes do fim do ano. A declaração foi feita pelo diretor-geral da empresa anglo-sueca, Pascal Soriot.

A vacina de Oxford, como vem sendo chamada, é a que está em estágio mais adiantado das cerca de 160 vacinas que estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo. Além disso, é a que tem apresentado os resultados mais promissores até o momento. Atualmente, ela encontra-se na terceira fase, a última antes de seguir para regulamentação e aprovação.

A segunda boa notícia transmitida pela Biofarmacêutica, tão positiva quanto a primeira, é que ela está disposta a abrir mão de ganhos financeiros com a descoberta. A empresa já adiantou que não irá lucrar com a vacina e que ela será repassada a preço de custo para o mercado.

Pascal Soriot disse que “o objetivo é fornecer a vacina para o mundo inteiro. Temos uma meta que também é fazer isso sem lucro, ou seja, entregaremos a vacina a preço de custo em todo o mundo”. O diretor acrescentou ainda que o valor desse ônus deve ficar em torno de 2,5 euros, o equivalente a R$15, aproximadamente.

Em uma época de pandemia, com medos e sofrimentos globalizados, a solidariedade deve prevalecer, até porque enquanto houver um só país com focos da doença, o mundo inteiro continuará sob perigo.