Cidadeverde.com

Confirmado lock down parcial nos primeiros fins de semana de agosto

Está confirmado: o chamado lock down parcial será adotado também nos primeiros dois finais de semana do mês de agosto. Os resultados positivos obtidos com o fechamento das atividades econômicas em Teresina durante o mês de julho levaram a Prefeitura a decidir pela prorrogação dessas restrições pelos próximos fins de semana.

O prefeito Firmino Filho diz que essas medidas são fundamentais no momento em que a cidade expande o seu plano de reabertura econômica, para que ela seja feita com segurança e sem risco de que haja uma segunda onda da doença que leve a um retrocesso nessa retomada. No sábado passado, mais de 50% da população cumpriram as medidas de isolamento social. E esse isolamento vem ajudado a manter a doença sob controle.

Até o momento, 25% da população já foi positivada para a Covid-19. Hoje, começa a primeira etapada segunda fase de reabertura, com a liberação da prática de atividades físicas nos parques, a abertura de lojas de móveis e eletrodomésticos, serviços administrativos, cultos e missas.

Mas as lojas só podem funcionar com 50% da capacidade de pessoal, durante quatro dias por semana, com um turno de seis horas por dia. Todas as pessoas devem usar a máscara de proteção facial e manter um distanciamento mínimo de 2m de uma para outra. A cada nova etapa, a vigilância aumenta, porque a vida vai retomando seu ritmo, mas a doença ainda não desapareceu, portanto, os cuidados devem ser redobrados.