Cidadeverde.com

Teresina abre 8° Centro de Rastreamento e Testagem contra Covid-19

Começa a funcionar no prédio da Faculdade Santo Agostinho, zona sul de Teresina, o oitavo Centro de Rastreamento e Testagem para a Covid-19. Esses Centros são destinados exclusivamente a pessoas assintomáticas que tiveram contato com pacientes que testaram positivo. O teste é feito mediante agendamento prévio para evitar aglomerações.

Também podem ser atendidas nos oitos CRT da capital as pessoas que forem encaminhadas pelo serviço Testa Teresina, realizado pelo aplicativo WhatsApp. O objetivo desse trabalho é fazer um monitoramento de todas as pessoas que convivem com os infectados pelo novo coronavírus para diagnosticar se elas também contraíram o vírus e, assim, entrarem no isolamento necessário.

A testagem e rastreamento dos contatos foram medidas recomendadas desde o início da pandemia pela Organização Mundial de Saúde, por se mostrarem eficientes no controle da disseminação do novo coronavírus. Teresina começa a apresentar quedas sucessivas no número de novos casos da doença, mas a situação ainda não está sob controle.

Neste momento em que se dá a reabertura do comércio e a volta de muitas outras atividades, o cuidado não pode ser negligenciado. Ao contrário, ele precisa ser redobrado para que a flexibilização possa avançar cada vez mais, sem risco de retrocesso.