Cidadeverde.com

Ribeirão Preto publica caso de reinfecção pela Covid-19

Depois do caso confirmado de um paciente reinfectado pelo novo coronavírus em Hong Kong, agora a divulgação de um caso semelhante foi feita aqui no Brasil, mais especificamente em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A técnica de enfermagem Gabriela Carla da Silva, de 24 anos, foi diagnosticada pela primeira vez com Covid-19 no mês de maio. Cinquenta dias depois, ela voltou a apresentar sintomas compatíveis com a doença, fez o exame e voltou a testar positivo.

O caso de Gabriela foi publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, uma revista de prestígio internacional. Os pesquisadores estão estudando o sistema imunológico da técnica para entender melhor o fenômeno e para comparar com outros doze casos semelhantes que também estão sendo analisados.

Como os testes dela foram descartados, não foi possível fazer o estudo do genoma do vírus, como aconteceu em Hong Kong. Os pesquisadores trabalham com hipóteses, baseadas em evidências epidemiológicas. De qualquer forma, é mais um alerta para que as pessoas não relaxem nos cuidados de prevenção da doença, já que ela pode voltar a se manifestar mesmo em quem já foi infectado.

Os estudos desses casos levam a crer que quem já teve a doença não está totalmente imune e pode ser reinfectado. Cuidado redobrado, portanto.