Cidadeverde.com

Ministério Público recomenda suspensão da reforma na Frei Serafim

Foto: Roberta Aline

O canteiro central da Avenida Frei Serafim voltou a ser palco de discussão, desta vez com a participação do Ministério Público do Estado. A promotora Gianny Vieira de Carvalho, da 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, expediu recomendação para que a Prefeitura se abstenha de “construir, reformar, ampliar ou efetuar qualquer tipo de intervenção de ordem urbanística, artística, arqueológica ou paisagística na Avenida Frei Serafim, sem as devidas licenças e autorização judicial”.

A preocupação ressaltada pelo MP é de preservar o patrimônio histórico cultural da principal avenida da cidade, bem como limitar os impactos urbanísticos e evitar possíveis agressões ao meio ambiente. Não é a primeira vez que a tentativa de intervenção no canteiro central da avenida resulta em polêmica.

A Prefeitura de Teresina está com um projeto pronto para implantação de terminais de ônibus no canteiro da Frei Serafim, a fim de dar seguimento à integração dos ônibus. Os novos terminais não são iguais aos já instalados em outras avenidas da cidade. No caso da Frei Serafim, eles seriam construídos com base em uma estrutura metálica e revestido por blindex para dar mais leveza e não comprometer o conjunto urbanístico da avenida.

Por enquanto, o projeto está parado na Prefeitura, mas, segundo os gestores, já foi licitado e dispõe das licenças necessárias para que seja executado. Urbanistas de um modo geral e a própria população já se manifestaram de forma contrária a qualquer tipo de intervenção que descaracterize a avenida mais bonita e arborizada da capital piauiense.