Cidadeverde.com

Como melhorar a qualidade de vida em Teresina

Um dos maiores investimentos em qualidade de vida que se pode fazer em Teresina é plantar árvores. O custo é baixíssimo e o retorno é fantástico. Plantando as espécies adequadas e no tempo correto, teremos no futuro uma maior cobertura vegetal, com a consequente melhoria na qualidade do ar e do clima.

As recentes chuvas que têm caído sobre a cidade levaram a Prefeitura ao início de um trabalho que inclui o plantio de pelo menos 10 mil mudas de árvores frutíferas e nativas, como mangueiras, ipês, caneleiros, oitis e outras espécies. As árvores estão sendo plantadas em avenidas e praças de Teresina.

Uma pesquisa científica da Universidade Estadual de São Paulo, campus de Rio Preto, comprovou que a temperatura embaixo da copa de uma árvore frondosa pode cair até 4 graus, enquanto a umidade relativa do ar sobe até 12%. Esses dados, por si só, justificam a necessidade imperiosa de se plantar cada vez mais em Teresina, cidade cujas temperaturas superam a casa dos 40 graus no segundo semestre do ano.

Mas só as dez mil mudas plantadas pelo poder público não são suficientes para reverter o clima quente e seco da capital. A população também deve plantar e cuidar das árvores. E nem precisa pagar por isso. Os viveiros municipais oferecem  mudas gratuitas de diversas espécies. Eles funcionam na zona norte, no Mocambinho, e na zona leste, na Ininga, de segunda a sexta-feira, no horário de 7h às 11h. Plantar árvores é uma questão de cidadania e, principalmente, de saúde.