Cidadeverde.com

Livro reúne história da Arquidiocese sob o olhar do Pe.Tony

A história da Arquidiocese de Teresina, apesar de rica em fatos, personagens e ações sociais, é pouco conhecida. Faltava, até agora, um registro da presença da Igreja Católica ao longo das últimas décadas e dos frutos plantados por ela na capital piauiense. Faltava, não falta mais. O livro Pe. Tony: Irmão Mais Velho, que será lançado amanhã, às 19h, por meio de uma live literária na plataforma Youtube Tony Batista, vem resgatar essa lacuna.

O vigário geral de Teresina e também presidente da Ação Social Arquidiocesana, Tony Batista, presenciou e vivenciou em quase cinquentas anos de ordenação sacerdotal tudo que aconteceu de mais importante na Igreja Católica de Teresina. Acompanhou de perto o trabalho de vários bispos, esteve à frente da Paróquia de Fátima, da Rádio Pioneira de Teresina e foi responsável pela criação, implantação e coordenação de muitos serviços sociais marcantes que trouxeram significativas contribuições na assistência a grupos vulneráveis da capital.

Basta citar o exemplo da Caminhada da Fraternidade, um evento realizado há 25 anos, que reúne anualmente cerca de 60 mil pessoas nas ruas e avenidas de Teresina para combater o preconceito e a exclusão social, ajudando a levar dignidade e alento a pacientes de HIV, câncer e hanseníase.

Na verdade, é impossível olhar para a história da Arquidiocese de Teresina dissociada da própria história do Pe. Tony que, ao longo desses quase 50 anos, vem doando sua vida, talento e trabalho para o engrandecimento da Igreja em nosso meio.

O livro nasceu da preocupação do Pe. Wellistony, atual diretor espiritual do Colégio Pio Brasileiro em Roma, de eternizar a história da nossa Arquidiocese em uma obra que resgatasse a beleza da obra construída até aqui. O desafio foi aceito pelos escritores Eulália Teixeira e Fonseca Neto, que abraçaram o projeto e nos entregam o produto que será lançado amanhã.

A venda antecipada do livro pode ser feita pelo Zap do Tony ( 86 9830-7995 ) e, a partir de segunda-feira, na Livraria Entrelivros, ao preço de R$ 50. Toda a renda obtida com a venda do livro será empregada na construção da Igreja de São José, no Lar de Misericórdia.