Cidadeverde.com

Desnecessária polêmica sobre o Cine Rex

A declaração do prefeito Dr.Pessoa de que iria utilizar o prédio do antigo Cine Rex como abrigo para a população de rua causou perplexidade em todo o segmento cultural. Não pela real necessidade de oferecer um ponto de apoio para os moradores que perambulam pelas ruas do centro comercial de Teresina, sem ter onde dormir ou tomar banho, mas pelo local escolhido.

O Cine Rex está situado dentro do Complexo Cultural da Praça Pedro II, que envolve um circuito de casas culturais da capital, a exemplo do Teatro 4 de Setembro, do Centro Artesanal e do Clube dos Diários. A própria praça é lugar sempre lembrado para manifestações artísticas e culturais, bem como exposição de flores.

Portanto, não faz qualquer sentido quebrar uma unidade cultural com uma atividade totalmente estranha às artes. O prédio que durante anos abrigou o cinema deve, sim, ser recuperado, mas para completar o quadrilátero cultural ali já existente, fomentando arte e lazer.

Quanto ao abrigo para os sem-teto, há vários prédios e casarões antigos no centro que estão fechados há muito tempo, alguns até ameaçando desabar. Por que não recuperar um desses imóveis nas imediações  para acomodar os moradores de rua?