Cidadeverde.com

Piauí antecipa início da vacinação

O governador Wellington Dias participou hoje cedo, no Centro de Distribuição de Logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, São Paulo, da solenidade de entrega dos primeiros lotes da vacina Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

O Piauí recebe hoje 61.160 doses que deverão ser aplicadas, prioritariamente, em profissionais de saúde que estão na linha de frente do tratamento da Covid-19, pessoas acima de 60 anos que moram em abrigos e asilos e pessoas acima de 18 anos com deficiência que residem em abrigos.

Hoje de manhã, o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu aos governadores que já iniciem a vacina hoje mesmo, se possível. Inicialmente, o início da vacinação estava previsto para quarta-feira, dia 20. A decisão de antecipar é uma resposta do Ministério ao governador de São Paulo, João Dória (PSDB), que saiu na frente e aplicou ontem a primeira dose da vacina em uma enfermeira que trabalha no Instituto Emílio Ribas. Até o final da noite de ontem, mais de uma centena de paulistanos já havia sido imunizada.

As doses da vacina serão transportadas de São Paulo aos demais estados brasileiros em aviões de carreira das companhias aéreas Gol, Latam, Azul e Voepass, que se dispuseram a fazer o transporte gratuito da mercadoria mais desejada no momento. O Piauí recebe, portanto, as primeiras doses até o final da manhã de hoje e logo em seguida elas serão levadas para a Central de Frios do Estado, onde serão armazenadas até o transporte para os municípios.