Cidadeverde.com

PMT e Governo do Estado estudam novas restrições para conter Covid-19

A situação da Covid-19 se agravou no Piauí neste último fim de semana, com acentuado crescimento na taxa de ocupação dos leitos de UTI, o que provocou uma reunião de urgência ainda na tarde do domingo entre o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, representantes da Secretaria Estadual de Saúde e integrantes do Comitê de Operações Emergenciais – COE.

A avaliação da FMS é de que os leitos de Teresina estão exauridos principalmente por causa do grande número de casos que chega à capital diariamente vindos da região Norte do Estado, a que apresenta maior avanço da doença no momento.

A orientação que saiu da reunião, ontem, foi de que Teresina e a prefeituras da região Norte do Piauí devem apertar as restrições para tentar diminuir o número de internações. Segundo os integrantes do COE, além da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI outra preocupação igualmente grave é com a falta de insumos para manter esses leitos em funcionamento. Alguns medicamentos e equipamentos indispensáveis nas unidades de terapia intensivas já começam a faltar.

Hoje, no final da manhã, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deve se reunir com o governador Wellington Dias para definirem quais as medidas a serem adotadas em conjunto para segurar a aceleração de casos e consequentes internações.