Cidadeverde.com

Cientista Miguel Nicolelis prevê colapso nacional em razão da Covid

No mesmo dia em que o Brasil atingiu o recorde de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia – foram 1.582 vidas perdidas em um espaço de 24h – a fiscalização conjunta realizada pela Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal notificou 8 estabelecimentos e lavrou 4 autos de infração só em Teresina, em locais que estavam desrespeitando o decreto estadual que estabelece toque de recolher das 23h às 5h do dia seguinte.

Ontem, era noite de decisão do campeonato brasileiro e nem todos entenderam que, fora do gramado, estamos perdendo o jogo para o novo coronavírus. Muitas pessoas insistiram em se reunir em bares para assistir à partida que consagrou o Flamengo campeão, enquanto na vida real, no macabro jogo entre a ciência e a pandemia, esta última está levando vantagem.

O médico e neurocientista Miguel Nicolelis, que é o assessor do consórcio Nordeste para o enfrentamento à Covid-19, disse categoricamente que é grande a chance de um colapso nacional. “A população precisa acordar para a dimensão da nossa tragédia”, alerta o médico, que defende um lockdown nacional por 21 dias como forma de conter o avanço acelerado do vírus, agora com o agravante da nova variante.

O governador Wellington Dias havia planejado um decreto mais rígido de isolamento no Estado, mas acabou recuando diante das pressões populares que ganharam as ruas e as redes sociais. Em todo o Brasil, medidas severas estão sendo tomadas para que a tragédia não se alastre ainda mais, como prevê Miguel Nicolelis.