Cidadeverde.com

Pronto Atendimento do HUT será exclusivo para Covid

Foto: Roberta Aline

A partir de hoje, a unidade de Pronto Atendimento do Hospital de Urgência de Teresina vai ser destinada exclusivamente a pacientes Covid. A mudança começou a ser feita ontem à noite, como forma de ampliar o número de leitos de UTI para esses pacientes que precisam de um suporte de oxigênio até 8 vezes maior que os demais. Como o HUT é o único hospital municipal com tanques de oxigênio capazes de atender essa demanda, a Fundação Municipal de Saúde resolveu fazer essa adequação.

Os demais pacientes que precisam de pronto atendimento, como os acidentados e vítimas de AVC e outras doenças, terão uma entrada separada, no mesmo prédio, e passarão a ser atendidos pelo portão da área administrativa, que dará lugar à urgência, como era feito na configuração anterior, antes da última reforma.

Com isso, Teresina passa a contar com 35 novos leitos de UTI Covid, totalmente estruturados para receber os pacientes infectados pelo coronavírus. A mudança se dá em um momento bastante crítico da pandemia, com pacientes em fila de espera por um leito de UTI. Naturalmente, haverá uma redução na capacidade de atendimento para outras urgências. A FMS conta que, com as medidas mais restritivas de quinta-feira a domingo, que começam a valer a partir desta semana, haverá um menor número de traumatismos causados por acidentes de trânsito, permitindo relativa folga nesse tipo de atendimento.

É mais um esforço para garantir atendimento adequado às vítimas da Covid, quando o vírus se espalha de forma assustadora. Até que a vacinação chegue a um maior número de pessoas, só o distanciamento social pode segurar essa aceleração que tem causado tantas mortes no Piauí e no Brasil.